Esses alimentos podem estar deixando o seu cabelo mais fraco e propenso à queda
O bem-estar durante a gravidez depende diretamente do seu estado emocional, da manutenção com a beleza e da prática de exercícios. Cultivar a autoestima também é uma excelente forma de amenizar algumas alterações que surgem com a gravidez. Se você é gestante (ou pretender ser em breve), confira vários cuidados específicos para se manter bonita e saudável nessa época tão especial.
Exercícios Físicos
A gravidez é um fato limitante para atividades físicas. Os riscos de traumas são significativos, quando comparados aos benefícios. Por isso, é indicado que a grávida procure apenas exercícios suaves.
No caso da musculação, existem médicos que defendem que a gestante pode dar continuidade se já estiver acostumada — desde que não tenha tido nenhum sangramento nem parto prematuro em uma gestação anterior. Para isso, porém, é preciso a liberação do obstetra e os treinos deverão ser adaptados ao seu novo estado.
Um dos exercícios mais recomendados nessa fase é a hidroginástica.
Inchaço
O inchaço, chamado pelos médicos de edema, acomete principalmente os membros inferiores no início do sétimo mês de gestação. Isso acontece pela retenção de líquidos, que é normal na gravidez.
Evite muito sal e beba bastante líquido. Um travesseiro embaixo do colchão para as pernas ficarem levemente erguidas facilita a circulação do sangue. Evite ficar muito tempo em uma mesma posição, pois pode aumentar o inchaço. O uso de meia elástica também pode ajudar.
Manchas
A pigmentação na gravidez é resultado da intensa ação hormonal na segunda fase da gestação. Os hormônios da placenta, do bebê e da própria mãe agem sobre a pele, podendo criar manchas hiperpigmentadas. Isso aumenta a sensibilidade da pele ao sol, fazendo com que cerca de 75% das gestantes apresentam melasmas (manchas amarronzadas que aparecem nos dois lados do rosto, especialmente nas bochechas, no queixo e na área entre os lábios e o nariz).
Para evitá-las, é necessário usar filtro solar todos os dias com FPS acima de 30, mesmo quando se está dentro de casa. Evite sol forte no rosto, use sempre chapéu e óculos escuros com FPS. Para amenizar as manchas estão indicados peelings superficiais com ácido glicólico ou alfa-hidroxiácidos. Os tratamentos com substâncias despigmentantes só podem ser feitos após a amamentação.
Tintura
O uso de alguns tipos de tintura de cabelo não é contraindicado, mas, por precaução, recomenda-se a utilização apenas a partir do segundo trimestre. Assim, importante usar só tinturas industrializadas de procedência segura, pois produtos feitos em laboratórios clandestinos podem conter substâncias tóxicas. As tinturas antigas continham chumbo, o que aumentava as chances de aparecerem alergias na mulher, além de serem tóxicos ao feto.
Os produtos modernos têm pouca amônia e substâncias alcóolicas, mas na dúvida é melhor evitar colorir o cabelo antes do terceiro mês. Se você precisa pintar os cabelos, converse com seu médico para saber o produto mais indicado.
Esmalte
Como resultado, não existe nenhuma contraindicação em usá-los durante a gestação, porque eles têm quantidades pequenas de substâncias potencialmente tóxicas ao feto. Apenas deve-se evita-los se você for alérgica ao produto. Mesmo assim, as alterações encontradas (como dermatite de contato alérgica, ou por irritação primária), não prejudicam o feto.
Em suma, o problema encontra-se na quantidade de acetona do removedor de esmaltes. Não há estudos que mostrem sua segurança, portanto deve-se usar removedores específicos para retirar o esmalte. Para o parto, está indicado não pintar as unhas, pois elas são um sinal importante para o anestesista.
Foto Destaque: Getty Images
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments