Skip to content

Massagem corporal traz benefícios para a saúde

Muito além de relaxar, a prática alivia dores e reforça a imunidade

De acordo com o Ministério da Saúde, massagem (também chamada de massoterapia) é uma prática terapêutica que envolve a aplicação de técnicas manuais sobre os tecidos externos do corpo.

O objetivo é melhorar o funcionamento do organismo como um todo, promovendo uma combinação de fatores mecânicos, fisiológicos e psicológicos. Vamos saber mais!

Massagem vai além do relaxamento

Os benefícios da massagem vão além do relaxamento. Seus efeitos positivos são de grande influência sobre o organismo no âmbito mecânico, neural, fisiológico e químico. Além de se relacionarem entre si, esses fatores afetam aspectos emocionais, ajudando a fortalecer o sistema imunológico.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a massagem representa uma manifestação de atenção, humanização e cuidado, proporcionando efeitos fisiológicos compatíveis com as necessidades de cada pessoa.

O objetivo da prática é estimular os sistemas imune, circulatório, nervoso, muscular e, dentro da medicina oriental, também o sistema energético. Por isso a indicação de massagem pode ser tão abrangente.

Principais benefícios da massagem

Desde que aliada a métodos terapêuticos tradicionais (que são aqueles prescritos por um médico), a massagem pode atuar como tratamento complementar de uma série de problemas de saúde.

É comum que traga benefícios específicos para determinadas regiões do corpo (como aliviar uma dor nas costas ou reduzir inchaços após uma cirurgia, por exemplo). Mas a massagem também pode ter uma atuação bem mais ampla no organismo. Veja os principais benefícios:

  •         Combate o estresse, trazendo sensação de prazer e relaxamento;
  •         Alivia dores e tensões musculares, reduzindo também a ansiedade;
  •         Estimula a circulação sanguínea, ajudando a regular a pressão arterial;
  •         Reduz inchaços (e as medidas!), estimulando o sistema linfático a eliminar toxinas;
  •         Fortalece o sistema imunológico ao favorecer o equilíbrio mental;
  •         Combate a insônia e melhora a qualidade do sono, graças à sensação de relaxamento;
  •         Melhora dores crônicas, principalmente as que acometem as articulações, como artrite e fibromialgia.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *