Gastrite nervosa: como controlar? - Blog Unicpharma
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Gastrite nervosa: como controlar?

Nós conhecemos a gastrite como uma doença estomacal de caráter inflamatório, que causa desconforto, queimação e dor, muito associado ao refluxo gastresofágico ou infecções bacterianas, medicamentosas ou decorrentes do excesso de álcool.

Mas, atualmente, diante de todas as influências negativas do estresse e da ansiedade em nossa saúde geral, é comum escutamos o termo gastrite nervosa, que todos afirmam ser provocada por esses fatores emocionais.

Afinal, gastrite nervosa existe?

De acordo com um artigo do Ministério da Saúde, é errado chamar uma doença estomacal de gastrite se não há a presença de uma inflamação no estômago. Por isso, a gastrite nervosa não é considerada uma doença.

O correto é entender que, como o estresse e a ansiedade em excesso podem fazer mal para o corpo todo, eles podem ser culpados por algum desconforto do estômago de caráter emocional ou então a intensificação dos sintomas da gastrite comum.

Atitudes que ajudam com o quadro

O primeiro passo é identificar se realmente o que está acontecendo com você é um quadro de gastrite ou apenas reflexos emocionais. Se houver a presença de uma inflamação no estômago, o tratamento pode incluir medicamentos para eliminar a bactéria e para controlar a dor.

Além disso, em qualquer situação, é sempre importante reavaliar a sua dieta do dia a dia. A alimentação saudável é indispensável para reverter o quadro da gastrite e melhorar a saúde de todo o seu corpo.

Caso o seu gastroenterologista identifique que os sintomas estão apenas relacionados ao aumento do estresse e da ansiedade e não incluem inflamação do estômago, você pode adotar algumas atitudes no seu dia a dia para evitar esses quadros:

·         Procurar um psicólogo para entender as causas do estresse e da ansiedade em excesso pode te ajudar a descobrir maneiras de controlá-los e evitar os reflexos físicos;

·         Exercícios físicos de relaxamento são ótimas opções para melhorar a sua saúde geral, como Ioga, Meditação e Pilates, por exemplo;

·         Outras atividades alternativas, como a acupuntura, são conhecidas como métodos eficazes de controle do estresse e tratamento complementar de condições de saúde;

·         Além de melhorar sua alimentação, também recomenda-se livrar-se de vícios como o tabaco, que afeta o estômago, e tomar cuidado com o exagero com bebidas alcoólicas e refrigerantes.

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