Quais são os tipos de insônia? - Blog Unicpharma
110820 Problemas Com Insonia Saiba Quando Procurar Um Medico

Quais são os tipos de insônia?

Você tem falta de sono ou dificuldade para dormir? Descubra quais são os tipos de insônia e o que você pode fazer para tornar seu sono melhor e parar de dormir mal!

Quais são os tipos de insônia?
A insônia pode ser tanto para começar a dormir (chamada insônia de início) quanto para manter o sono (insônia de manutenção) durante a noite. 
E ela pode ser aguda, como acontece após um evento estressante na vida, como por exemplo a perda de um familiar. Mas se a dificuldade para dormir persistir por mais 3 meses e ser frequente (acontece em 3 ou mais noites por semana), ela é chamada de insônia crônica. 
Existe um número de horas ideal para dormir? 
O recomendado é que adultos tenham entre 6 a 8 horas de sono por noite.
Sabemos por estudos científicos que dormir menos de 6 horas não é saudável e pode levar a problemas de concentração, cansaço e sonolência durante o dia. 
O que causa a insônia?
Sabemos que algumas pessoas que passam por um evento muito estressante na vida podem desenvolver uma certa “aversão” ao sono, por isso nestas situações o tratamento precoce é muito recomendado.
Em idosos e mesmo pessoas mais jovens que sofrem de insônia, foi observado que tem um nível mais baixo de produção da melatonina, que é um dos principais hormônios ligados ao sono. 
Será que eu tenho insônia?
Se a pessoa demora mais de 30 minutos para começar a dormir, ou se acorda mais de 3 vezes à noite e tem dificuldade para voltar a dormir, é possível que ela tenha um quadro de insônia. Se a dificuldade para dormir acontece 3 ou mais noites por semana, é recomendado que procure auxílio tanto se for algo recente, para evitar que a insônia fique crônica, quanto se já tiver mais tempo para poder iniciar o tratamento.
Quais são os tratamentos para insônia?
O tratamento da insônia se baseia em 3 pilares: hábitos saudáveis de sono, psicoterapia e outras técnicas de relaxamento e medicamentos. 
Deve-se evitar tomar medicamentos antes da avaliação por um médico, pois é importante excluir outras causas de insônia, como problemas da glândula tireóide. Dentre as medicações, a melatonina, que costuma ser bastante utilizada pela segurança e baixo risco de efeitos colaterais.
O que eu posso fazer desde já para melhorar meu sono?
Alguns hábitos que temos no dia a dia são muito importantes para a qualidade do sono:

  • Evitar todas as “telas” (televisão, celular, computador, tablet) logo antes de dormir;
  • Evitar exercícios físicos intensos à noite;
  • Procurar ter refeições leves no jantar.

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *