Vitamina Complexo B Alimentos

Alimentos com vitamina B reduzem os riscos de problemas cardíacos

Vitaminas colaboram para diminuição da formação de coágulos sanguíneos

Os alimentos ricos em vitaminas B, como vegetais, frutas, grãos, cereais, feijão e legumes, e vitamina B-6, presente em peixes, fígado, carnes e cereais, podem reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames, de acordo com um estudo da Universidade de Osaka, no Japão. Os pesquisadores analisaram os efeitos das vitaminas B em 23.119 homens e 35.611 mulheres, separadamente. Porém, os resultados mostraram que a vitamina B beneficia ambos os sexos.

Os voluntários, de 40 a 79 anos, preencheram questionários sobre seus hábitos alimentares e, a partir disso, tiveram seus dados analisados ao longo de 14 anos. Os cientistas descobriram que a vitamina pode reduzir o risco de insuficiência cardíaca nos homens e o risco de morte por acidente vascular cerebral e doenças cardíacas nas mulheres.

Após a divisão dos pacientes em cinco grupos com base na frequência da ingestão de ácido fólico, derivado da vitamina B, e da vitamina B-6, os investigadores compararam as dietas para descobrir que o maior consumo desse tipo de vitamina foi associado a um número significativamente menor de mortes por doenças cardiovasculares e AVC.

Segundo os pesquisadores, isso acontece porque as vitaminas do complexo podem diminuir os níveis de homocisteína, um aminoácido no sangue que causa danos ao revestimento interno das artérias, favorecendo a formação de coágulos sanguíneos. A homocisteína está relacionada à hereditariedade, mas também a dieta, por isso, a importância de equilibrá-la.

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *