Skip to content

O que é ceratocone?

O ceratocone é uma doença ectásica da córnea, que fica em formato de cone e causa astigmatismo irregular

O ceratocone é uma doença ectásica da córnea, que faz com que ela se apresente em formato de cone. Isso causa um astigmatismo irregular, levando a graves dificuldades de visão.
Embora não tenha cura, é possível tratar o problema com o uso de lentes corretivas, crosslinking ou com um dispositivo conhecido como anel de Ferrara (ou anel intraestromal), que impede a mudança de formato da córnea.
Em casos mais graves, há perda total da visão, restando apenas o transplante de córnea como solução. Os motivos que causam a doença não são totalmente conhecidos. No entanto, acredita-se que seja uma condição hereditária e mais frequente em pacientes alérgicos.
Diagnóstico precoce é fundamental
Isso vai permitir uma atuação médica mais precisa para frear o desenvolvimento do quadro do ceratocone, levando a uma melhor qualidade de vida do paciente. 

Veja como como identificar os possíveis sintomas:
Coceira excessiva nos olhos 
Esfregar os olhos vigorosamente ajuda a modificar o formato da córnea, que funciona como uma lente natural. Além de deformar, o ato de coçar também deixa a córnea mais fina, levando ao desenvolvimento e aceleração do quadro de ceratocone, que se caracteriza pela modificação estrutural da córnea.
Dificuldade contínua e crescente para enxergar
O primeiro sintoma do ceratocone é o astigmatismo irregular. Com isso, fica cada vez mais complicado para os pacientes enxergar de perto ou de longe, ou seja, há perda da nitidez da visão. Também é muito comum o ceratocone provocar imagens borradas e distorcidas, além de sensação de névoa na visão. Os sintomas costumam aparecer na adolescência.
Mapeamento irregular da córnea
O diagnóstico do ceratocone só pode ser fechado por meio de exames específicos. Assim, além da avaliação de rotina no consultório do médico da área de oftalmologia, é necessário recorrer a opções complementares como, por exemplo, a topografia corneana que faz o mapeamento de toda a superfície da área, como objetivo de identificar se o formato está se tornando cônico. 
Formas de tratamento
O uso de lentes de contato rígidas em pacientes com ceratocone é indicado quando os óculos não possibilitam boa visão. Elas têm a função de auxiliar também na correção do astigmatismo irregular.

Outra opção de tratamento do ceratocone são os anéis intraestromais ou anel de Ferrara, que ao serem posicionados nos olhos têm a função de manter a curvatura da córnea. A colocação do anel de Ferrara é indicada quando óculos e lentes de contato não dão mais resultado para o paciente que sofre desse problema visual.

O ceratocone também pode ser controlado por meio da cirurgia de Crosslinking, técnica considerada bastante eficaz para impedir a progressão da doença. O objetivo do procedimento é fortalecer as fibras de colágeno da córnea a fim de evitar que ela continue a se desenvolver no formato cônico. A versão mais avançada do Crosslinking associa a aplicação de raios ultravioletas sobre a córnea em um tratamento personalizado para regularizar as alterações dessa área dos olhos.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *