Depressão e ansiedade: diferenças, sintomas e tratamentos - Blog Unicpharma
Shutterstock 131108399

Depressão e ansiedade: diferenças, sintomas e tratamentos

Depressão e ansiedade são os transtornos que mais afetam a saúde mental de pessoas em todo o mundo. É comum ouvirmos falar dessas duas condições simultaneamente, o que pode causar certa confusão sobre os sintomas, causas e tratamentos.
É possível que uma pessoa sofra com as duas condições ao mesmo tempo, mas entender as diferenças entre as duas é crucial para buscar o tratamento correto e o controle dos sintomas que cada transtorno manifesta.
Uma das principais diferenças entre depressão e ansiedade é que o primeiro termo se refere a um único transtorno, enquanto o segundo engloba várias condições.

Semelhanças entre depressão e ansiedade

Tanto o transtorno de ansiedade generalizada quanto a depressão apresentam sintomas que afetam o humor e emoções, bem como manifestações físicas comuns, como fadiga, insônia, pouca concentração e inquietude.
A depressão é uma doença que apresenta uma variedade de sintomas e pode se manifestar de formas diferentes — de maneira crônica ou aguda, dependendo do paciente.
Por outro lado, a ansiedade é um termo que se refere a um conjunto de transtornos, entre eles o transtorno de ansiedade generalizada (TAG), fobias e síndrome do pânico.
Apesar das semelhanças, é importante saber diferenciar os dois transtornos e buscar ajuda profissional para tratá-los adequadamente.

Depressão: definição e principais sintomas

A depressão é um transtorno mental caracterizado por tristeza, ausência de prazer, perda de interesse nas atividades cotidianas e em outras pessoas, baixa autoestima e sentimentos de culpa, entre outros sintomas.
Alguns dos sintomas da doença são distúrbios do sono e do apetite, apatia, irritabilidade, alterações de humor e tristeza persistente, além de dificuldade de planejar o futuro.
A depressão pode ser crônica ou surgir após eventos emocionalmente traumáticos, como a morte de um ente querido ou a perda de um emprego.

Ansiedade: o que é e como se manifesta

Por outro lado, o transtorno de ansiedade generaliza se manifesta por meio de dois sintomas específicos: ansiedade e preocupação excessivas, constantes e duradouras — além de dificuldade para controlar esses sentimentos.
Outros sintomas da TAG são:

  • irritabilidade;
  • sensação constante de estar no limite;
  • tensão e dores físicas;
  • dores de cabeça;
  • sudorese excessiva;
  • tonturas;
  • problemas digestivos;
  • aceleração dos batimentos cardíacos
  • falta de ar.

Esses sinais, no entanto, também podem indicar a presença de outras doenças. Por isso, não deixe de buscar ajuda profissional, caso apresente esses sintomas por longos períodos de tempo.
Caso você queira saber mais sobre ansiedade, estes artigos podem do dr.consulta podem te ajudar:

Tratamento

Tanto a depressão quanto o transtorno de ansiedade generalizada são tratados com uma combinação de terapia e medicamentos.
A terapia, conduzida por um psicólogo, permite ao paciente compreender seus pensamentos e sentimentos.
Vários métodos terapêuticos podem ser utilizados no tratamento da depressão e da ansiedade. Um deles é a terapia cognitivo-comportamental, que aborda a maneira como nossos pensamentos e emoções estão ligadas aos comportamentos do dia a dia.
Entre os medicamentos, os antidepressivos são indicados para o tratamento de ambos os distúrbios. No entanto, a definição de qual medicamento é o mais adequado para cada paciente — além da dosagem e tempo de tratamento — depende da avaliação de um profissional qualificado.
Por isso, é importante contar com a ajuda de um psicólogo para compreender as semelhanças e diferenças entre depressão e ansiedade.

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *