Skip to content

Como funciona o ‘dia do lixo’

O ‘dia do lixo’ vem sendo bastante utilizado por quem faz dieta e até por atletas, sendo conhecido como o dia em que se pode comer todos os alimentos que desejar e nas quantidades que quiser, não importando a qualidade dos alimentos e a quantidade de calorias neles.
No entanto, o ‘dia do lixo’ é prejudicial principalmente para quem deseja emagrecer, pois o consumo calórico extrapola muito o que está recomendado na dieta, gerando facilmente um ganho de peso de 1 a 3 kg.

 

Porque o dia do lixo não funciona

Apesar de seguir bem uma dieta durante toda a semana, tirar um dia inteiro para exagerar nas calorias vai causar prejuízos como ganho de peso, retenção de líquidos e alterações intestinais. Assim, o indivíduo perde os resultados conquistados durante a semana que passou e terá que recomeçar o processo de adaptação na semana seguinte.
Sair bastante da dieta nos finais de semana é um dos principais motivos para não conseguir perder peso ou ficar sempre oscilando entre 1 a 3 kg a mais ou a menos. Um sanduíche de hambúrguer e queijo de fast food, mais uma batata frita média, com refrigerante e sorvete de sobremesa, por exemplo, dão um total de cerca de 1000 kcal, o que já bem mais da metade das calorias que uma mulher adulta com cerca de 60 a 70 kg precisaria para emagrecer. Veja exemplos de 7 lanches que estragam a dieta.

 

Troque o Dia do Lixo por uma Refeição Livre

Fazer apenas 1 refeição livre por semana ao invés de comer um dia inteiro mal ajuda a controlar o consumo de calorias e não estragar a dieta. Em geral, essa refeição livre não atrapalha a perda de peso, pois o organismo consegue voltar rapidamente para a queima de gorduras.
Essa refeição livre pode ser feita em qualquer dia da semana e em qualquer horário, podendo ser encaixada em dias com eventos sociais como aniversários, casamentos e festas no trabalho. A refeição livre pode conter qualquer alimento, mas pede-se para tentar não exagerar nas quantidades, pois assim o controle da dieta irá permanecer.

 

Dia do Lixo aumenta os músculos?

Apesar de o dia do lixo causar mais danos para quem deseja emagrecer, quem quer ganhar massa muscular também não deve abusar tanto, pois ao exagerar irá facilitar o ganho de gordura ao invés de músculos. Isso acontece principalmente porque o excesso calórico do dia do lixo é bem mais que o recomendado na dieta, e normalmente acontece em um dia sem treino.
Para comer a mais e sair bastante do plano alimentar, uma boa dica é treinar no dia do lixo, pois isso irá fazer com que a massa muscular capte boa parte do excesso de calorias para se recuperar, ajudando a reduzir o ganho de gordura que tantas calorias iriam trazer.

 

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *