Skip to content

Você sabe o que é cólera?

Provocada por bactéria, a doença causa desidratação intensa, com risco de morte

A cólera é uma infecção intestinal aguda provocada por uma bactéria chamada Vibrio cholerae. Essa bactéria libera uma toxina que se liga às paredes do intestino, alterando o fluxo normal de sais minerais. Essa alteração faz com que o corpo elimine uma grande quantidade de água, resultando em diarreia aquosa, desidratação e perda de fluidos importantes para o corpo.

Veja como a cólera é transmitida

De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão da doença ocorre por via fecal-oral, ou seja, pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Também pode acontecer pela contaminação de pessoa para pessoa.

A bactéria que causa a cólera faz parte do ambiente aquático, então, os alimentos podem ser contaminados durante a sua cadeia produtiva e sua manipulação. Por conta disso, também pode se associar a mariscos, peixes e algas, possibilitando a transmissão da doença por meio de pratos consumidos crus ou mal cozidos.

Conheça os sintomas da cólera

A maior parte das pessoas infectadas pela cólera não apresenta sintomas, por isso, pode nem perceber que contraiu a doença. Isso é um perigo, porque essa pessoa, mesmo sem querer, pode transmitir a bactéria e infectar os outros.

Quando há sintomas, os mais comuns são: diarreia e vômitos, com diferentes graus de intensidade. Também pode ocorrer dor abdominal e, nas formas severas, cãibras, desidratação e choque. Febre não é uma manifestação de cólera.

Infelizmente, os casos mais graves são os mais típicos: o início é súbito, com diarreia aquosa, abundante, de difícil controle e com inúmeros episódios ao longo do dia. Essa condição determina uma extraordinária perda de líquidos. A Organização Pan-Americana da Saúde explica que a quantidade pode chegar a 1 ou 2 litros por hora!

Esse quadro leva rapidamente à desidratação intensa, com risco de morte. Por isso a cólera é tão perigosa.

A cólera tem cura?

Sim, desde que o atendimento médico seja iniciado o mais breve possível.

O tratamento tem o objetivo de promover a rápida reidratação da pessoa. Para isso, são administrados líquidos e soluções de sais minerais por via oral ou fluidos endovenosos, dependendo da gravidade do quadro.

Há casos em que é necessário usar antibióticos apropriados para diminuir a duração da diarreia e acelerar a excreção da bactéria do corpo.

E não se esqueça: reconhecendo os sintomas, procure atendimento médico de emergência.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *