O câncer de próstata é cercado por muitos mitos que podem levar à desinformação e a decisões equivocadas sobre a saúde masculin
A quinoa contém mais nutrientes do que a maioria dos outros grãos e é relativamente rica em proteínas de qualidade. É rico em vitaminas, minerais, compostos vegetais e antioxidantes. Assim, não contém glúten, pode ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue e ajudar na perda de peso. Como resultado, se você deseja aumentar o teor de nutrientes de sua dieta, substituir outros grãos como arroz ou trigo por quinoa pode ser um bom começo.
O que é quinoa?
Em suma, você poderia argumentar que comparar quinoa com arroz não é justo. Porque a quinoa não é realmente um grão. Bem como, a semente da planta goosefoot e parente da beterraba e do espinafre. Mas a quinoa é conhecida como pseudocereal porque é cozida e comida como um grão e tem um perfil nutricional semelhante.
Benefícios para a saúde da quinoa
Em suma, nutritiva e rica em muitos minerais e compostos vegetais, a quinoa pode ser uma adição saudável à sua dieta. Alguns dados mostram que a quinoa pode aumentar sua ingestão nutricional e ajudar a reduzir o açúcar no sangue e os triglicerídeos.
Quais são os benefícios para a saúde da quinoa?
A quinoa é rica em nutrientes e tem benefícios significativos para a saúde, incluindo:
É uma proteína completa
Para uma semente tão pequena, a quinoa tem muita proteína: uma xícara cozida tem 8 gramas. A quinoa é uma das poucas fontes vegetais de proteína completa. Isso significa que contém todos os nove aminoácidos essenciais que seu corpo precisa. Mesmo assim, a quinoa é mais calórica do que outras fontes de proteína.
É sem glúten
A quinoa é naturalmente isenta de glúten. Lembre-se de que algumas marcas podem se contaminar com outros grãos, como o trigo, durante o processamento. Se você tem doença celíaca ou é sensível ao glúten, use apenas marcas certificadas sem glúten.
É rico em fibra
Uma xícara de quinoa contém 5 gramas de fibra dietética, que é mais do que arroz branco ou integral. A fibra ajuda a prevenir a constipação, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e pode ajudar a diminuir o colesterol. A fibra também ajuda a manter um peso saudável, fazendo você se sentir mais satisfeito por mais tempo, então é menos provável que você coma demais.
Níveis mais baixos de açúcar no sangue
Pessoas com diabetes tipo 2 são incapazes de usar insulina de forma eficaz, causando níveis elevados de açúcar no sangue e várias complicações. Carboidratos refinados estão ligados a um risco aumentado de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas, enquanto grãos integrais como a quinoa estão associados a um risco reduzido.
Um estudo em ratos em uma dieta rica em frutose mostrou que comer quinoa reduziu significativamente o colesterol no sangue , triglicerídeos e açúcar no sangue, que estão todos ligados ao diabetes tipo 2.52.
Um estudo em humanos comparou os efeitos da quinoa com produtos tradicionais de trigo sem glúten. A quinoa reduziu os triglicerídeos no sangue e os ácidos graxos livres. Também afetou os níveis de açúcar no sangue em menor grau do que massas sem glúten, pão sem glúten e pão tradicional.
Pode ajudar na perda de peso
A quinoa tem muitas propriedades que a tornam um alimento amigo da perda de peso. É mais rico em proteínas do que alimentos semelhantes, como arroz, milho e trigo integral.
A proteína é considerada um fator chave para a perda de peso, pois aumenta o metabolismo e a sensação de saciedade. Ao fazê-lo, pode ajudar a prevenir a obesidade e doenças relacionadas.
As fibras também são importantes para a perda de peso, promovendo a diminuição da ingestão de calorias, aumentando a sensação de saciedade e melhorando a saúde intestinal.
A quinoa é mais rica em fibras do que muitos alimentos integrais. O valor GI da quinoa é relativamente baixo, e os alimentos com baixo índice glicêmico demonstraram prevenir excessos e diminuir a fome.
Quinoa não tem glúten
Como pseudocereal sem glúten, a quinoa é adequada para pessoas intolerantes ou alérgicas ao glúten, como aquelas com doença celíaca. Pesquisas indicam que o uso de quinoa em uma dieta sem glúten, em vez de outros ingredientes comuns sem glúten, aumenta drasticamente o valor nutricional e antioxidante de sua dieta.
Os produtos à base de quinoa são bem tolerados e podem ser uma alternativa adequada ao trigo em sua forma original e em produtos como pães ou massas.
A quinoa pode reduzir o colesterol no sangue, o açúcar no sangue e os triglicerídeos. É amigável à perda de peso, sem glúten e demonstrou aumentar o valor nutricional e antioxidante das dietas sem glúten.
Efeitos adversos
A quinoa é geralmente bem tolerada sem efeitos colaterais relatados.
Fitatos
Semelhante à maioria dos outros cereais e grãos, a quinoa contém fitatos. Estes podem reduzir a absorção de minerais como ferro e zinco.
Oxalatos
Quinoa é um membro da família Chenopodiaceae e, portanto, é rico em oxalatos. Outras espécies da mesma família são espinafre e beterraba. Esses alimentos podem contribuir para a formação de cálculos renais em indivíduos sensíveis.
Esses efeitos podem ser reduzidos lavando e deixando a quinoa de molho antes de cozinhar. A quinoa é geralmente bem tolerada, mas contém fitatos e oxalatos. Estes podem reduzir a absorção de minerais e contribuir para a formação de cálculos renais em alguns indivíduos.
Foto Destaque: Getty Images
Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527
This Post Has 0 Comments