Skip to content
varizes

Você sabia que cerca de 25% das mulheres e 15% dos homens em todo o mundo já apresentaram ou ainda apresentam varizes nas pernas? Essa condição surge a partir do ressecamento dos sangues presentes nas veias – geralmente por conta do mal funcionamento das válvulas venosas.

Por isso, cuidar-se e evitar o surgimento das varizes é fundamental! Quer saber como fazer isso? O Blog da UnicPharma te ajuda! Acompanhe a seguir:

O que são varizes?

Varizes são veias tortuosas e dilatadas que surgem pelo adoecimento dos vasos. Ao contrário do que se possa pensar, as varizes das pernas não são apenas um problema estético. A presença da variz indica uma veia doente, sendo muitas vezes o primeiro sinal de uma insuficiência venosa crônica.

Para que possamos entender o que causa as varizes e quais suas potenciais complicações, é preciso entender como funcionam as veias.

Como funcionam as veias?

As veias são vasos sanguíneos responsáveis por transportar o sangue de volta ao coração. Ao contrário das artérias, que levam o sangue rico em oxigênio do coração para o resto do corpo, as veias transportam o sangue pobre em oxigênio de volta ao coração.

O fluxo sanguíneo nas veias é auxiliado por várias estruturas e mecanismos. Primeiramente, as veias possuem válvulas unidirecionais que impedem o refluxo do sangue. Essas válvulas se abrem quando o sangue flui em direção ao coração e se fecham para evitar que o sangue volte para trás. Isso garante que o sangue flua em uma única direção, contra a força da gravidade.

Além das válvulas, as veias também dependem da contração dos músculos circundantes para ajudar a impulsionar o sangue de volta ao coração. Quando os músculos se contraem durante o movimento, eles comprimem as veias adjacentes, empurrando o sangue em direção ao coração.

No entanto, em algumas situações, as veias podem enfraquecer e dilatar, resultando nas varizes. Isso pode acontecer devido a fatores como predisposição genética, enfraquecimento das paredes das veias, alterações hormonais, gravidez, obesidade, sedentarismo e longos períodos de pé ou sentado. Quando as veias se tornam dilatadas e tortuosas, as válvulas podem não funcionar corretamente, levando ao acúmulo de sangue e ao desenvolvimento das varizes.

Fatores de risco

Os principais fatores de risco são:

  • Idade avançada, pois envelhecimento natural das veias ao longo do tempo pode levar ao enfraquecimento das paredes vasculares;
  • Sexo feminino, já que as mulheres têm maior probabilidade de desenvolver varizes devido a mudanças hormonais durante a gravidez, menopausa e uso de terapia hormonal;
  • Gravidez, pois a pressão adicional sobre as veias das pernas durante a gestação pode aumentar o risco de varizes;
  • Obesidade, pois o excesso de peso exerce uma pressão adicional nas veias e pode dificultar o retorno adequado do sangue ao coração;
  • Predisposição genética, já que o histórico familiar de varizes aumenta a probabilidade de desenvolvê-las;
  • Tabagismo, pois fumar pode afetar negativamente a saúde vascular e aumentar o risco de varizes;
  • Profissões que exigem longos períodos em pé ou sentado, porque trabalhar em posições estáticas por longos períodos pode dificultar o fluxo adequado de sangue nas pernas;
  • Sedentarismo, pois a falta de atividade física regular pode enfraquecer a circulação e contribuir para o desenvolvimento de varizes;
  • Condições médicas subjacentes, pois certas condições médicas, como trombose venosa profunda, doenças do fígado e problemas de circulação, podem aumentar o risco de varizes;
  • Lesões nas pernas, como traumas ou lesões anteriores nas pernas, podem danificar as veias e prejudicar sua função.

Sintomas

Geralmente, o incômodo causado pelas varizes está relacionado à estética. No entanto, também pode chamar atenção por alguns sintomas, como:

  • Veias visíveis e dilatadas, geralmente nas pernas e nos pés;
  • Sensação de peso ou cansaço nas pernas;
  • Dor ou desconforto nas pernas, especialmente após longos períodos em pé ou sentado;
  • Inchaço nas pernas, tornozelos e pés;
  • Coceira na pele ao redor das varizes;
  • Sensação de queimação ou formigamento nas pernas;
  • Cãibras nas pernas, principalmente durante a noite;
  • Manchas escuras ou descoloração da pele ao redor das varizes;
  • Úlceras ou feridas na pele, especialmente em estágios mais avançados das varizes.

Como evitar as varizes?

O que pode ajudar a evitar o surgimento das varizes? Separamos algumas dicas fundamentais para que você não conte com o aparecimento destas. Confira:

1. Faça exercícios físicos

Faça exercícios regularmente para fortalecer os músculos das pernas e melhorar a circulação sanguínea. Atividades como caminhada, natação e ciclismo são especialmente benéficas.

Os exercícios físicos realizados na água são altamente benéficos no combate às varizes, pois aproveitam a pressão hidrostática para ajudar o líquido acumulado nas pernas a retornar ao coração e aos pulmões. Isso resulta na redução do inchaço e alivia sintomas como dor e cansaço nas pernas. Você pode optar por natação, hidroginástica, bicicleta na água e até mesmo corrida na água.

Porém se você não quiser ou não tiver a possibilidade de praticar os exercícios na água, opte por atividades que tenham baixo impacto.

Se for possível, é recomendável optar pela esteira para correr ou caminhar. Em relação à escolha entre caminhar e correr, é preferível optar pela caminhada, pois ela é menos exigente, a menos que você tenha um bom condicionamento físico. Além disso, existem exercícios específicos que são interessantes para pessoas que têm varizes ou desejam evitá-las.

2. Fuja do sedentarismo

Evite ficar em uma posição por longos períodos, seja sentado ou em pé. Faça pausas regulares para movimentar as pernas, principalmente se você tiver um trabalho que exija ficar em uma posição fixa. Mesmo que você consiga incluir exercícios físicos na sua rotina, é importante evitar ficar sentado ou em pé por longos períodos ao longo do dia. Especialmente para profissionais que têm essa exigência, como garçons e secretárias, é necessário prestar atenção redobrada.

O ideal é variar a posição regularmente, dedicando alguns minutos para descansar e fazer alongamentos, a fim de estimular a circulação sanguínea em todo o corpo, especialmente nas pernas. Isso ajuda a prevenir problemas como varizes e mantém a saúde vascular em dia.

3. Use meias de compressão

Meias de compressão graduada podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea nas pernas e reduzir o inchaço. Dessa maneira, consulte um médico para obter orientação sobre o uso adequado das meias de compressão.

4. Eleve as pernas

Quando possível, eleve as pernas acima do nível do coração para ajudar no retorno venoso. Isso pode ser feito colocando travesseiros sob os pés ou utilizando um apoio para os pés. Essa posição é muito benéfica para a circulação sanguínea das pernas, ajudando a prevenir o inchaço e melhorando a qualidade do sono. Essa estratégia pode ser adotada durante todo o ano e é uma excelente opção para pessoas que passam longos períodos em pé no trabalho, por exemplo.

5. Procure um médico

Se você tem histórico familiar de varizes, sintomas preocupantes ou está em uma situação de maior risco, consulte um médico especialista em circulação para uma avaliação adequada e orientações personalizadas.

Os exercícios voltados para melhorar o sistema linfático e venoso das pernas devem ser realizados sob acompanhamento médico vascular. Se a paciente já apresenta problemas de circulação, significa que o sistema arterial está comprometido, afetando a distribuição adequada de oxigênio para todas as partes do corpo. Nesse caso, a musculatura tende a se cansar mais rapidamente.

Por isso, é fundamental que o médico esteja ciente da forma como o paciente está se exercitando e cuidando de si mesmo, para poder oferecer as orientações adequadas e aproveitar ao máximo os exercícios físicos como forma de prevenção e combate às varizes.

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *