Skip to content
sintomas da menopausa

Por volta dos 45 e até os 55 anos, a mulher entra na menopausa. Ela representa uma transição para um período não-reprodutivo da vida, em que o ciclo menstrual é interrompido, assim como a produção hormonal feminina.

Cada mulher apresenta uma reação diferente a esta etapa. O organismo pode reagir de diversas maneiras, e a intensidade dos sintomas da menopausa variam bastante.

Mas como identificá-los, afinal? É possível realizar algum tratamento que amenize o incômodo? Confira este artigo para descobrir as respostas.

Quais são os principais sintomas da menopausa?

Os sintomas da menopausa são muitos, em torno de 40 tipos diferentes. O principal e mais comum é a irregularidade da menstruação, que pode também ficar ausente por 12 meses seguidos.

Ondas de calor repentinas e suores noturnos intensos, que atrapalham a noite de sono, também costumam incomodar muitas mulheres. Com isso, o cansaço excessivo também pode se tornar uma realidade, assim como as alterações de humor, a irritabilidade, a depressão e a ansiedade.

Para completar, é preciso ficar de olho em alguns sintomas fisiológicos, como a queda dos cabelos, a diminuição da libido e a secura vaginal.

Como é feito o diagnóstico para confirmar a entrada nesta fase?

O diagnóstico é feito com base nos sintomas da menopausa que a mulher apresenta. É fundamental observar todos os sinais para fazer um relato completo ao médico ginecologista, que também pedirá exames específicos que identificam a menopausa.

É importante dizer também que algumas mulheres entram neste período precocemente. Portanto, na faixa dos 40 anos de idade alguns sintomas podem começar a se manifestar, o que requer uma procura mais rápida por orientação médica.

Da mesma forma, algumas mulheres demoram mais a entrar nessa etapa. Em alguns casos, os sintomas aparecem somente depois dos 52 anos de idade. Tudo depende da genética, do estilo de vida e dos hábitos em relação à saúde que cada uma mantém.

Existe algum tipo de tratamento?

A menopausa é uma ação natural do organismo feminino, mas algumas mulheres convivem com sintomas muito fortes e constantes. Com isso, acabam por comprometer a vida profissional, familiar e afetiva.

Sendo assim, existem alguns tratamentos apropriados para que os desconfortos sejam amenizados. Eles são indicados e devidamente prescritos pelo médico, pois envolvem o uso de medicamentos.

Em geral, eles têm como base o hormônio feminino estrogênio para reposição, que visa equilibrar a reação do organismo. Mas nem todas as mulheres podem usá-lo, em especial aquelas que têm hipertensão ou colesterol alto. Dessa forma, a suplementação alimentar pode ser sugerida, por exemplo, com a soja, bem como o uso de plantas e ervas medicinais.

Essas medidas são importantes para garantir mais qualidade de vida para a mulher na menopausa. Além de também prevenir outros problemas, como o câncer de mama e a osteoporose. Encarar esse período com naturalidade é muito importante: ele não é uma doença, mas um sinal de maturidade do corpo.

Conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre os sintomas da menopausa? Não deixe assinar a newsletter para ver mais conteúdos como este!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *