Skip to content

O que é uma queimação no estômago?

A queimação no estômago é um sintoma comum, geralmente associado a alimentação e digestão

A sensação de queimação no estômago é muito comum na população, porque tem uma relação estreita com a alimentação e o processo digestivo. Esse sintoma pode acontecer só de vez em quando ou até mais de uma vez ao longo do dia. Em ambas as situações, é preciso investigar as causas.
Em geral, a sensação de queimação no estômago é causada pelo refluxo de ácido gástrico, que sai do estômago em direção ao esôfago (que fica entre o estômago e a garganta).
Isso acontece por conta do mau funcionamento de uma válvula que faz a “junção” do esôfago com o estômago e que deveria permanecer fechada depois da passagem dos alimentos – exatamente para que o ácido gástrico não “escape”.
Esse mau funcionamento da válvula pode ser causado pela ingestão de certos alimentos e/ou bebidas, presença de inflamação no estômago (gastrite), hérnia e gestação.
Entre os principais alimentos que provocam queimação no estômago estão: temperos prontos, álcool, pimenta, chocolate, café, leite, alimentos gordurosos, frituras, ketchup, mostarda, cebola, suco de laranja, refrigerantes, molho de tomate, vinagre.
Fumar também pode não só desencadear como também piorar o problema.
É importante procurar um médico para que o diagnóstico seja preciso e o tratamento adequado.
Normalmente, são feitas avaliações e exames clínicos específicos para identificar ou descartar problemas mais sérios.
Procure atendimento de emergência se, associado à queimação no estômago, você apresentar vômito com sangue, fezes escuras (parecidas com borra de café), dores no peito, perda de peso sem motivo, dificuldade para engolir e/ou respirar, tosse seca persistente.
É muito comum que a queimação no estômago seja tratada com remédios caseiros, automedicação em farmácias ou simplesmente ignorada até que “passe sozinha”.
De fato, esse problema é amenizado temporariamente (em geral, ao final da digestão), mas tende a voltar algum tempo depois (ainda mais intenso em alguns casos).
Diante disso, torna-se ainda mais importante procurar um médico.
Além de piorar a qualidade de vida, a queimação no estômago pode ser alerta para algo mais sério, que pode colocar a sua saúde em risco.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *