Skip to content

Os ovos são a fonte incrível e comestível de ácidos graxos ômega-3 da mãe natureza, fornecendo em média 180 mg por porção (2 ovos).

Dessa quantidade, 114mg é o tipo de ácido graxo ômega-3 de cadeia longa – o que representa entre 71-127% da ingestão desejada para adultos.

No entanto, antes de discutirmos os benefícios de por que você precisa dos ômega-3, vamos garantir que você tenha um resumo completo sobre o que eles são.

2 ovos lado a lado

Então, o que são ômega-3?

Os ômega-3 são um grupo de ácidos graxos essenciais que desempenham funções vitais no corpo, proporcionando vários benefícios importantes à saúde.

E como seu corpo não consegue produzir ômega-3 por conta própria, ele precisa ser absorvido por meio de várias fontes alimentares.

Existem três tipos principais de ácidos graxos ômega-3 – ALA (cadeia curta), DHA e EPA (cadeia longa).

  1. ALA
    O ácido alfa-linolênico (ALA) é o ácido graxo ômega-3 mais comum em sua dieta.O ALA pode ser encontrado em alimentos como sementes de linhaça, sementes de chia, sementes de cânhamo, nozes e soja.
  2. EPA
    O ácido eicosapentaenóico (EPA) é encontrado principalmente em produtos de origem animal, como peixes gordurosos e óleo de peixe. No entanto, algumas algas também contêm EPA.Tem várias funções no corpo, incluindo efeitos antiinflamatórios e fazer parte das membranas celulares. Algum EPA também pode ser convertido em DHA.
  3. DHA
    O ácido docosahexaenóico (DHA) é um ácido graxo ômega-3 vital em seu corpo.É um elemento fundamental do cérebro, da retina dos olhos e de inúmeras outras partes do corpo.

    Tal como o EPA, ocorre principalmente em produtos de origem animal, como peixes gordos, óleo de peixe, carne e lacticínios alimentados com pasto e, claro, no nosso favorito – os ovos.

Para que servem os ômega-3?

Além de ser essencial para a saúde e o bem-estar geral, satisfazer as necessidades diárias de ómega-3 é uma das formas de ajudar a reduzir o risco de uma série de problemas de saúde, incluindo:

  • Doenças cardíacas, doenças inflamatórias e autoimunes, como artrite reumatóide
  • Declínio cognitivo e demência

Os ômega-3 também são importantes para:

  • Promovendo uma boa saúde ocular
  • Ajudar no desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso em bebês
  • Manter uma boa saúde mental e bem-estar

Os ovos contêm DHA?

Todos nós sabemos que os peixes estão entre os mais ricos em ácidos graxos DHA ômega-3. Mas e se você não puder comer frutos do mar – ou não gostar? Olá ovos!

E sim, embora os ovos contenham quantidades menores de DHA natural, eles são um reforço de ômega-3 simples e facilmente acessível.

Claro, se você estiver preocupado com a ingestão ideal de ômega-3, entre em contato com seu médico para obter informações sobre como melhor atender às suas necessidades de saúde e estilo de vida.

Quais são alguns outros alimentos com alto teor de ômega-3?

Sabemos que os ovos são uma fonte fantástica de ômega-3 – mas o ômega-3 também é encontrado naturalmente em vários grupos de alimentos, incluindo:

  • Peixes e outros frutos do mar – especialmente peixes oleosos de água fria, como salmão, cavala, atum, arenque e sardinha
  • Sementes e nozes – linhaça, sementes de chia, nozes
  • Óleos vegetais – óleo de linhaça, óleo de soja, óleo de canola

Boas fontes de gordura nos alimentos

Quanto ômega-3 eu preciso por dia?

As recomendações mais recentes da Heart Foundation para a melhor prevenção de doenças cardíacas, incluindo aqueles que vivem com doenças cardíacas existentes, são as seguintes:

  • Procure consumir 2-3 porções de peixe (150-200g) por semana, para atingir aproximadamente 250-500mg por dia de EPA e DHA combinados.
  • Procure consumir 1g de ômega-3 de cadeia curta (ALA) por dia.

O que são ovos enriquecidos com ômega-3?

Você deve ter visto ovos enriquecidos com ômega-3 no supermercado local e se perguntado como eles contêm mais ácidos graxos nos ovos. Bem, não há nenhuma modificação genética em jogo.

As galinhas são simplesmente alimentadas com uma dieta contendo linhaça, que é conhecida por conter grandes quantidades de ALA, para então produzirem ovos enriquecidos com ômega-3. Além disso, quando as galinhas digerem a semente de linhaça, parte do ALA é decomposto em DHA, de modo que ambos os ácidos graxos são transferidos para a gema. Ganha-ganha.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *