A água é fundamental para o organismo no dia a dia e alguns sinais podem aparecer se você não bater sua meta diária
O que causa dor de estômago?
Gastrite é uma das principais causas desse desconforto abdominal
A dor de estômago pode ser um sinal de diversas condições, como pancreatite, colecistite e gastrite. Essa última doença tende a ser uma das principais causas desse desconforto abdominal.
Provocada por infecção bacteriana ou por agentes irritantes, a gastrite pode chegar a um estágio crônico, podendo resultar em úlcera e até mesmo em câncer, se não tratada adequadamente.
Sintomas
Além da dor de estômago, na maior parte dos casos, a gastrite se manifesta com sintomas como sensação estufamento, azia, arrotos frequentes, cólicas náuseas e vômitos.
Alimentação inadequada, com excesso de gorduras e condimentos, além de álcool e café em excesso são alguns dos fatores mais comuns que podem levar à gastrite.
Diagnóstico
O diagnóstico da gastrite pode ser realizado por meio da análise da história clínica do paciente, endoscopia digestiva alta (exame que visualiza a mucosa gástrica e possibilita a realização de biópsia) e raio-x do estômago.
Além disso, para detectar a presença da H. Pylori, uma bactéria que invade o revestimento do estômago e produz substâncias tóxicas que agridem a mucosa gástrica, o médico pode solicitar exame de sangue e fezes ou um teste de respiração.
Tratamento
O tratamento da gastrite depende da causa dessa condição. A gastrite aguda, causada pelo consumo de álcool ou uso prolongado de anti-inflamatórios, por exemplo, pode ser aliviada ao interromper o uso dessas substâncias.
Na presença de H.pylori, o tratamento é realizado com antibióticos indicados pelo médico. Além disso, o especialista poderá indicar medicamentos antiácidos, que neutralizam o ácido clorídrico (HCl) liberado pelas células gástricas.
Como evitar as crises
– Primeiramente, é importante procurar um médico que atue em gastroenterologia para o tratamento adequado;
– Faça refeições mais leves, priorizando verduras e legumes cozidos e carnes assadas;
– Evite o consumo de alimentos gordurosos, frituras em geral, doces concentrados e preparações condimentadas;
– As bebidas alcoólicas devem ser evitadas;
– O excesso de café, chá mate e chá preto podem irritar a mucosa gástrica;
– Evite longos períodos em jejum, que podem piorar as dores de estômago. O ideal é comer de três em três horas e mastigar bem os alimentos;
– Busque formas de gerenciar o estresse, pois a tensão diária pode agravar os sintomas da condição.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments