O câncer de próstata é cercado por muitos mitos que podem levar à desinformação e a decisões equivocadas sobre a saúde masculin
Endoscopia: saiba como se preparar para fazer esse exame
Dores abdominais, enjoos e dificuldades para se alimentar são problemas que levam muitos pacientes ao consultório do profissional que atua na área de gastroenterologia. Em alguns casos, para identificar a causa do transtorno, o médico solicita uma endoscopia, um exame que permite visualizar internamente os órgãos do sistema digestivo.
Quer saber mais sobre o assunto e como se preparar para esse procedimento? Continue lendo o nosso post!
Como é feita a endoscopia?
O endoscópio é uma pequena câmera localizada na extremidade de um fino tubo flexível. Ele é inserido pela boca do paciente e percorre alguns órgãos do sistema digestivo, fazendo imagens do esôfago, estômago e duodeno.
Antes da realização do exame, é utilizado um spray para borrifar anestésico na garganta. Por essa razão, a endoscopia não é um procedimento doloroso. Além disso, também podem ser utilizados sedativos, para que a pessoa relaxe e durma enquanto o médico coleta as imagens.
O exame é realizado com o paciente deitado de lado e costuma ter a duração de, no máximo, meia hora. Porém, o paciente deve permanecer alguns minutos em observação até os efeitos do anestésico e do sedativo passarem.
Durante a endoscopia, é possível retirar fragmentos de tecido para exame (biópsia) ou, ainda, cauterizar sangramentos e remover pólipos. Assim, além de ser uma ferramenta de diagnóstico, o exame também pode ser usado no tratamento de algumas doenças.
Que problemas podem ser identificados por meio da endoscopia?
O esôfago, o estômago e o duodeno saudáveis apresentam uma coloração rosa e textura uniforme. A endoscopia permite identificar alterações nesse padrão e associá-las a alguns problemas de saúde, como:
- esofagite;
- refluxo;
- gastrite;
- tumores benignos e malignos (câncer);
- úlceras.
Além disso, quando associada à biópsia, a endoscopia avalia também a presença da bactéria Helicobacter pylori. Esse organismo é frequentemente relacionado à gastrite crônica e úlceras.
Como o paciente deve se preparar para uma endoscopia?
Para que o exame possa ser conduzido de forma segura e eficiente, o médico recomendará algumas medidas. Confira algumas delas:
- interromper, a critério médico, o uso de medicamentos que alterem a pressão sanguínea ou que interfiram na coagulação;
- realizar jejum completo por 8 horas antes da endoscopia, ou seja, nenhum alimento deve ser ingerido — nem mesmo líquido;
- não fumar nas 8 horas anteriores ao exame;
- dirigir-se ao exame usando roupas confortáveis e deixar as joias em casa, uma vez que elas deverão ser removidas para o exame.
Além disso, o paciente pode se sentir atordoado após o procedimento, devido ao uso de sedativos.
Por isso, é importante que um amigo ou parente se responsabilize por conduzir o paciente de volta a sua casa ao final do exame. Como a medicação atrapalha também o poder de tomada de decisões, o retorno ao trabalho pode ser prejudicado.
Muitas vezes, o paciente fica apreensivo antes da realização da endoscopia, seja por receio de fazer o exame ou pela preocupação com os possíveis resultados. Como vimos, não é um procedimento doloroso e pode ser realizado sob sedação. Além disso, qualquer condição tem mais chances de cura quando é feito um diagnóstico precoce.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments