Você sabia a importância da prevenção do câncer de pele?
Dor frequente nas costas pode ser alerta de problemas na coluna
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que aproximadamente 80% dos adultos no mundo todo sofrerão pelo menos uma crise aguda de dor nas costas e que 90% dessas pessoas apresentarão mais de uma crise ao longo da vida.
Causas
Entre os motivos para a dor nas costas ser tão comum estão:
- sobrepeso,
- sedentarismo,
- má postura,
- problemas musculares,
- posição inadequada para dormir,
- pequenas lesões,
- o fato de o ser humano estar, geneticamente, programado para ter problemas de disco vertebral.
Se não for diagnosticado e tratado adequadamente, qualquer um desses fatores tende a trazer prejuízos que se acumulam gradualmente. O resultado? A coluna pode sofrer consequências graves.
Sintomas
De acordo com a Sociedade Americana da Dor, a dor lombar aguda, em geral, dura menos de quatro semanas e, normalmente, é autolimitada, ou seja, se cura sozinha. A dor subaguda dura de quatro a 12 semanas, enquanto a dor crônica persiste por mais de 12 semanas.
Tratamento
Em consulta a um ortopedista e na realização de exames físicos, é possível saber se a sua dor é uma lombalgia simples ou se trata de alguma peculiaridade que merece maior investigação.
De acordo com as diretrizes da Associação Médica Brasileira e do Conselho Federal de Medicina, o tratamento para dor nas costas envolve várias vertentes, que variam de acordo com cada caso.
Em geral, são usados repouso, medicação analgésica e anti-inflamatória, medidas fisioterápicas (como aplicação de calor local e acupuntura) e até cirurgia.
Se você sofre frequentemente com dor nas costas, vale procurar um médico que atua na área de ortopedia e investigar o caso com mais detalhe.
Além do tratamento, o médico vai recomendar medidas individualizadas de prevenção que serão essenciais para a sua boa qualidade de vida.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments