O câncer de próstata é cercado por muitos mitos que podem levar à desinformação e a decisões equivocadas sobre a saúde masculin
Conseguir dentes saudáveis leva uma vida inteira de cuidados. Mesmo que lhe digam que você tem dentes bonitos, é fundamental tomar as medidas corretas todos os dias para cuidar deles e prevenir problemas. Isso envolve obter os produtos de higiene bucal certos, bem como estar atento aos seus hábitos diários. Para isso, conversamos com o dentista Marcos Fernando. Confira:
O que causa cáries?
Primeiramente, vamos para o grande mal para os dentes, as cáries. As cavidades dentais, ou cáries, são orifícios minúsculos na superfície dura dos dentes. Eles são causados por bactérias na superfície dos dentes, criando ácido a partir do açúcar. O culpado mais comum é uma bactéria conhecida como Streptococcus mutans.
” A bactéria forma uma película pegajosa conhecida como placa. Os ácidos da placa removem os minerais (desmineralizam) do esmalte – uma camada dos dentes feita principalmente de cálcio e fosfato. Essa erosão causa pequenos orifícios no esmalte. Uma vez que o dano do ácido se espalha para a camada de dentina abaixo do esmalte, uma cavidade se forma”, afirma o dentista.
A fim de dentes mais fortes? Então clique aqui >>
Muitos tratamentos caseiros são baseados em um estudo da década de 1930 que sugeria que as cáries são causadas pela falta de vitamina D na dieta. Neste estudo, as crianças que adicionaram vitamina D às suas dietas mostraram uma redução nas cáries. No entanto, aqueles que adicionaram vitamina D e, ao mesmo tempo, removeram produtos de grãos de suas dietas tiveram os melhores resultados. Isso ocorre possivelmente porque os grãos podem grudar nos dentes.
“Não receber vitamina D suficiente pode tornar os dentes mais suscetíveis a cáries, mas agora entendemos que isso é apenas uma parte do quebra-cabeça”, relata.
A fim de dentes mais fortes? Então clique aqui >>
Outros fatores de risco para cáries incluem:
- boca seca ou ter uma condição médica que reduza a quantidade de saliva na boca
- comer alimentos que grudam nos dentes, como doces e alimentos pegajosos
- lanches frequentes em alimentos ou bebidas açucaradas, como refrigerantes, cereais e sorvete
- azia (devido ao ácido)
- limpeza inadequada dos dentes
- alimentação infantil na hora de dormir
Depois que uma cavidade penetra na dentina, você não conseguirá se livrar dela em casa. Os seguintes remédios caseiros podem ajudar a prevenir cáries ou tratar “pré-cavidades” remineralizando áreas enfraquecidas de seu esmalte antes que uma cavidade se desenvolva. Veja respostas do dentista.
A fim de dentes mais fortes? Então clique aqui >>
1. Goma sem açúcar
– Mastigar chicletes sem açúcar após as refeições demonstrou em estudos clínicos que ajuda a remineralizar o esmalte. A goma contendo xilitol foi pesquisada extensivamente por sua capacidade de estimular o fluxo de saliva, aumentar o pH da placa e reduzir S. mutans. Mas estudos de longo prazo são necessários. Foi demonstrado que a goma sem açúcar contendo um composto denominado caseína fosfopeptídeo-fosfato de cálcio amorfo (CPP-ACP) reduz o S. mutans ainda mais do que a goma de mascar contendo xilitol.
A fim de dentes mais fortes? Então clique aqui >>
2. Vitamina D
– A vitamina D é importante para ajudar a absorver o cálcio e o fosfato dos alimentos que você ingere. Assim, uma relação inversa entre comer alimentos ricos em vitamina D e cálcio, como iogurte, e cáries em crianças pequenas. Você pode obter vitamina D de produtos lácteos, como leite e iogurte. Você também pode obter vitamina D do sol.
A fim de dentes mais fortes? Então clique aqui >>
3. Pincele com creme dental com flúor
– O flúor desempenha um papel importante na prevenção de cáries e na remineralização do esmalte. Escovar os dentes regularmente com um creme dental com flúor previne cáries. A maioria dos estudos foi realizada em crianças ou adolescentes, portanto, mais pesquisas são necessárias em adultos e idosos.
4. Corte alimentos açucarados
– Este é o remédio para cáries que ninguém gosta de ouvir – pare de comer tanto açúcar. A Organização Mundial da Saúde afirma que comer açúcar é o fator de risco mais importante para cáries. Eles recomendam reduzir a ingestão de açúcar para menos de 10% da ingestão calórica total do dia. Se você for comer açúcar, tente não beliscar alimentos açucarados ao longo do dia. Depois que o açúcar acaba, o esmalte tem chance de remineralizar. Mas se você está constantemente comendo açúcar, seus dentes não têm chance de remineralizar.
A fim de dentes mais fortes? Então clique aqui >>
5. Extração de óleo
– A extração do óleo é uma prática antiga que envolve passar um óleo, como gergelim ou coco, na boca por cerca de 20 minutos e depois cuspi-lo. Afirma que a extração de óleo “remove as toxinas” do corpo não são apoiadas por evidências. Mas um pequeno ensaio clínico triplo-cego controlado por placebo mostrou que a extração de óleo com óleo de gergelim reduz a placa bacteriana, a gengivite e o número de bactérias na boca com a mesma eficácia que o enxaguatório com clorexidina. Estudos maiores são necessários para confirmar esses efeitos.
6. Raiz de alcaçuz
– Extratos da planta chinesa de alcaçuz ( Glycyrrhiza uralensis ) podem combater as bactérias responsáveis pela cárie dentária, segundo pelo menos um estudo americano. Um pesquisador levou isso ao próximo nível e criou um pirulito de alcaçuz para ajudar a combater a cárie dentária. O uso de extrato de alcaçuz em um pirulito mostrou que eles foram eficazes na redução significativa de S. mutans na boca e na prevenção de cáries. Estudos maiores e mais longos são necessários.
A fim de dentes mais fortes? Então clique aqui >>
Problemas dentários? Procura um dentista
Muitos problemas dentários, até mesmo cáries profundas, se desenvolvem sem qualquer dor ou outros sintomas. Os exames dentários regulares são a melhor maneira de detectar uma cárie antes que piore. O diagnóstico precoce significa tratamento mais fácil.
O tratamento no dentista para uma cárie pode incluir:
- Tratamentos com flúor: os tratamentos profissionais com flúor contêm mais flúor do que pastas de dente e enxaguatórios bucais que você pode comprar em uma loja. Se houver necessidade diária de flúor mais forte, seu dentista pode lhe dar uma receita.
- Preenchimentos: os preenchimentos são o principal tratamento quando uma cavidade progrediu além do esmalte.
- Coroas: As coroas são uma cobertura personalizada ou “tampa” que é colocada sobre o dente para tratar cáries extensas.
- Canais radiculares: quando a cárie atinge o material interno do dente (polpa), pode ser necessário fazer um tratamento de canal.
- Extrações de dente: É a remoção de um dente gravemente cariado.
Vitamina D, extração de óleo, pirulitos de alcaçuz, goma de mascar e outros remédios caseiros não eliminam as cáries por conta própria. Mas esses métodos podem evitar que as cáries aumentem e impedir o surgimento de novas. Na melhor das hipóteses, eles podem ajudar a remineralizar áreas amolecidas ou enfraquecidas de seus esmaltes antes que uma cavidade se desenvolva. Quanto mais cedo uma cárie for detectada, mais fácil será para o dentista repará-la, portanto, visite-o regularmente.
Por que é importante escovar os dentes antes de dormir?
– Não é segredo que a recomendação geral é escovar pelo menos duas vezes ao dia. Mesmo assim, muitos de nós continuamos a negligenciar a escovagem dos dentes à noite. Mas escovar antes de dormir elimina os germes e a placa que se acumulam ao longo do dia.
Como escovar os dentes?
– A maneira como você escova é igualmente importante – na verdade, escovar os dentes de maneira inadequada é quase tão ruim quanto não escovar. Leve o seu tempo, movendo a escova de dentes em movimentos circulares suaves para remover a placa. A placa não removida pode endurecer, levando ao acúmulo de cálculos e gengivite (doença gengival precoce).
A fim de dentes mais fortes? Então clique aqui >>
Preciso escovar a língua?
– A placa também pode se acumular na língua. Isso não só pode causar mau odor na boca, mas também pode levar a outros problemas de saúde bucal. Escove suavemente a língua sempre que escovar os dentes.
Devo usar pasta de dente com flúor?
– Quando se trata de pasta de dente, há elementos mais importantes a serem observados do que o poder de branqueamento e os sabores. Não importa a versão que você escolher, certifique-se de que contém flúor. Embora o flúor esteja sob escrutínio por aqueles que se preocupam com seus impactos em outras áreas da saúde, esta substância continua sendo um esteio na saúde bucal. Isso ocorre porque o flúor é a principal defesa contra a cárie dentária. Ele age combatendo os germes que podem causar cáries, além de fornecer uma barreira protetora para os dentes.
A fim de dentes mais fortes? Então clique aqui >>
– Muitos que escovam regularmente deixam de usar fio dental. O fio dental não é apenas para pegar pequenos pedaços de comida ou alface que podem ficar presos entre os dentes. É realmente uma forma de estimular as gengivas, reduzir a placa bacteriana e ajudar a diminuir a inflamação na área. Usar fio dental uma vez por dia geralmente é o suficiente para colher esses benefícios.
– O uso do fio dental pode ser difícil, especialmente para crianças e adultos mais velhos com artrite. Em vez de desistir, procure ferramentas que possam ajudá-lo a usar fio dental. Os fios dentais prontos para usar da drogaria podem fazer a diferença.
A fim de dentes mais fortes? Então clique aqui >>
Devo fazer bochechos ao escovar os dentes?
– Anúncios fazem o enxaguatório bucal parecer necessário para uma boa saúde bucal, mas muitas pessoas os ignoram porque não sabem como funcionam. Schwartz diz que o anti-séptico bucal ajuda de três maneiras: reduz a quantidade de ácido na boca, limpa as áreas difíceis de escovar dentro e ao redor da gengiva e remineraliza os dentes. Os enxaguatórios bucais são úteis como uma ferramenta auxiliar para ajudar a equilibrar as coisas. Acho que em crianças e pessoas mais velhas, onde a capacidade de escovar e passar fio dental pode não ser ideal, um enxaguatório bucal é particularmente útil.
– Peça ao seu dentista recomendações específicas sobre bochechos. Algumas marcas são melhores para crianças e pessoas com dentes sensíveis. Enxaguatório bucal com prescrição também está disponível.
Beber água melhora os dentes?
– A água continua a ser a melhor bebida para sua saúde geral – incluindo a saúde bucal. Além disso, como regra prática, se recomenda beber água após cada refeição. Isso pode ajudar a eliminar alguns dos efeitos negativos de alimentos e bebidas pegajosos e ácidos entre as escovas.
Comer frutas e vegetais crocantes ajudam os dentes?
– Alimentos prontos para comer são convenientes, mas talvez nem tanto quando se trata de seus dentes. Comer produtos frescos e crocantes não só contém mais fibras saudáveis, mas também é a melhor escolha para os seus dentes. Eu digo aos pais para ensinarem seus filhos a alimentos mais difíceis de comer e mastigar ainda mais jovens. Portanto, tente evitar o material processado excessivamente piegas, pare de cortar as coisas em pedaços minúsculos e faça com que essas mandíbulas funcionem!
Alimentos açucarados e ácidos prejudicam os dentes?
– No final das contas, o açúcar se transforma em ácido na boca, o que pode corroer o esmalte dos dentes. Esses ácidos são o que causam cáries. Frutas ácidas, chás e café também podem desgastar o esmalte dos dentes. Embora você não precise necessariamente evitar esses alimentos por completo, não faz mal estar atento.
Quantas vezes devo ir ao dentista?
– Seus próprios hábitos diários são cruciais para sua saúde bucal em geral. Ainda assim, mesmo os escovadores e flossers mais zelosos precisam ir ao dentista regularmente. No mínimo, você deve consultar seu dentista para limpezas e exames duas vezes por ano. O dentista pode não apenas remover cálculos e procurar cáries. Mas também identificar problemas potenciais e oferecer soluções de tratamento.
– Algumas seguradoras dentais cobrem até exames dentários mais frequentes. Se este for o seu caso, tire proveito disso. Isso é especialmente útil se você tiver um histórico de problemas dentários, como gengivite ou cáries frequentes.
Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527
[…] Os mais comuns são os ondulados, devido à sua forma ondulada que ajuda na passagem do fio dental e os […]