Skip to content

Saiba como evitar as manchas nos dentes

Uma das queixas mais comuns que os dentistas escutam dos pacientes no consultório é sobre as manchas e a perda do branco nos dentes e segue algumas orientações sobre este problema que se resume na boa aparência e na auto-estima da sociedade moderna. Independente da posição social, sentir-se bem com a própria imagem é um fator determinante da beleza externa. Os dentes merecem atenção especial na busca por uma melhor estética facial. Mas, o que podemos evitar para não causarmos manchas nos dentes?

Alimentos com corante – café, chá e refrigerantes à base de cola, sucos de fruta (principalmente uva, vinho tinto, molho de soja e curry, molhos de tomate, beterraba, etc.

Tabaco – Libera nicotina que provoca o amarelamento e manchas marrons nos dentes. Envelhecimento do esmalte – também contribui para que os dentes fiquem amarelados. O esmalte, camada mais externa e dura dos dentes vai sofrendo desgaste e, fica mais fino e isto faz com que a dentina, camada mais interna e amarelada, fique mais a mostra.

Fluorose – É uma alteração que ocorre devido ao excesso de ingestão de flúor através da água e pastas de dentes, durante a formação dos dentes. Ela se manifesta principalmente pela alteração de cor do esmalte, que pode assumir uma tonalidade esbranquiçada ou exibir pequenas manchas ou linhas brancas.

Tetraciclina – O uso deste antibiótico por gestantes em grande quantidade ou longos períodos de tempo, provoca manchas nos dentes decíduos da criança. E se for administrado na criança logo após o nascimento, poderá resultar em manchas nos dentes permanentes.

“A vitamina C serve como um cimento no dente. Ela aumenta a proteção e não deixa o dente amarelado”

Além de saber os fatores que deixam os dentes mais amarelados, é importante também saber algumas técnicas e tratamentos que protegem a superfície dentária.

Mantenha os seus dentes limpos – isto significa escovação diária. Os horários mais indicados par a higiene bucal são depois acordar, após as refeições e antes de dormir e ela deve durar, no mínimo, dois minutos.

Fio dental – já reparou como os dentes manchados ficam ainda piores nos cantos? Isto acontece porque a placa, uma camada fina de bactérias e restos de alimentos se acumula entre os dentes e a gengiva, manchando o esmalte dos dentes. O uso diário do fio dental reduz a placa e também ajuda a combater as manchas.

Cremes dentais – os creme dentais anti-manchas desenvolvidos para remover manchas de tabaco e café, geralmente são abrasivos, ao contrário da maioria dos novos produtos branqueadores. Esses cremes dentais anti-manchas devem ser usados apenas nos casos mais graves, no máximo três vezes por semana e sob a supervisão de um dentista.

Profilaxia – A limpeza profissional remove a placa, o tártaro e algumas manchas dos dentes. Deve ser feita pelo dentista no consultório de quatro em quatro meses.

Clareamento caseiro ? deve ter o acompanhamento de um dentista para que possam ser utilizadas quantidades adequadas do gel clareador sem acarretar lesões aos tecidos moles adjacentes. Além disso, o acompanhamento do profissional é aconselhado para que possam ser indicados porcentagens crescentes do ácido contido no gel clareador de acordo com a sensibilidade de cada um dos produtos.

Clareamento à laser ? realizado em consultório odontológico por um dentista. São indicadas cerca de quatro sessões e nossa experiência nos mostra que o melhor resultado é alcançado quando associado ao clareamento caseiro

Microabrasão – O dentista realiza um desgaste superficial do esmalte usando uma pasta dental para abrasão do esmalte contendo ácido clorídrico e micropartículas de carbeto de silício, em um gel a base de água, removendo ou amenizando as manchas provinientes de fluorose.

Resina composta – Recobrimento estético com resinas sobre a face externa dos dentes, podendo ser realizado em uma única sessão.

Facetas de porcelana – são laminas finas e delicadas colocadas sobre os dentes deixando – os na cor e formato que o paciente deseja e que seja harmônico com o seu rosto.

Cuidado com a alimentação

Frutas – A goiaba é um exemplo de fruta que pode ser uma grande aliada da sua boca, pois é rica em vitamina C, fundamental para a formação do colágeno, uma espécie de “cimento” do tecido gengival. Além disso, favorece a cicatrização da gengiva. Mas em excesso não adianta: bastam 60 ml diários da vitamina.

Alimentos ricos em fibras – maçãs e cenouras, por exigirem mais atrito entre os dentes contribuem para a higiene bucal. A mastigação extra exigida para triturar um cereal ou uma fruta como estas acima citadas, gera um fluxo salivar maior, o que favorece a autolimpeza da cavidade bucal e a menor formação de manchas.

Bebidas – quando ingerir bebidas que possam causar manchas, faça isto em uma ou duas refeições, em vez de bebericá-las o dia inteiro. E escove os dentes logo depois de consumi-las.

Canudos ? Utilize-os ao beber chás, refrigerantes ou sucos de frutas o que reduz a exposição dos seus dentes às bebidas que mancham ou ácidas que aceleram o desgaste do esmalte dentário.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *