Skip to content

Conheça o exame de refração e cuide melhor dos seus olhos

É o exame que serve para detectar quanto o paciente consegue enxergar para estabelecer, se for o caso, o grau dos óculos

Refração é o exame que o médico oftalmologista realiza para detectar quanto o paciente consegue enxergar. É por meio dele, por exemplo, que se determina o grau dos óculos. O exame de refração também é conhecido como teste de vista e investiga erros de refração como miopia, hipermetropia e astigmatismo.
O exame de refração pode ser feito com o refrator automático, aparelho que calcula uma prévia do grau sem a necessidade de o paciente ler letras e números. Porém, após esse teste é necessário testar o grau no paciente com aquele aparelho que tem várias lentes (chamado de greens): o famoso teste do “esse ou esse”.
O que o exame de refração detecta
Entre os problemas oculares estão miopia (má visão a distância), hipermetropia (dificuldade em enxergar de perto) e o astigmatismo (quando a visão fica distorcida tanto para longe quanto para perto). A presbiopia, dificuldade em enxergar de perto que se manifesta geralmente após os 40 anos de idade, também é diagnosticada com o exame de refração.
Os resultados
Com base nos dados dos equipamentos e no relato do indivíduo sobre a lente mais confortável no teste, o oftalmologista faz o diagnóstico e dá a receita para os óculos. Com a receita, o paciente deve procurar uma ótica certificada onde deve escolher sob orientação a melhor armação e lente baseados no tipo de alteração visual que possui.
Periodicidade da avaliação
O indicado por especialistas é que o exame de refração seja feito uma vez ao ano.
Cuidado e contraindicações
Não há restrições para a realização do teste. Mas fatores como idade (no caso de crianças), colírios que podem ser aplicados no procedimento, doenças sistêmicas e uso de medicações podem alterar os resultados e devem ser observados pelo médico. O paciente que usa lentes de contato vai precisar ficar sem elas por pelo menos três dias antes do exame de refração.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *