Skip to content

Como lidar com o risco de problema cardiovascular?

As doenças cardiovasculares são, de acordo com a OMS — Organização Mundial da Saúde —, a primeira maior causa de mortes no mundo e decorrem do acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos.

O fator decisivo para o risco de problema cardiovascular é o nosso estilo de vida. Ser uma pessoa sedentária, fazer uma alimentação desregrada e consumir álcool ou tabaco em excesso elevam a probabilidade de desenvolver o problema ao longo da vida.

Todo mundo pode estar sujeito às doenças cardíacas, no entanto, nesse caso, o que vai ser determinante é a prevenção. Por isso, no artigo de hoje, vamos dar cinco importantes dicas para prevenir os problemas cardiovasculares. Acompanhe!

Tenha uma alimentação balanceada

A alimentação tem grande importância na prevenção dos problemas cardiovasculares. Uma dieta saudável — e capaz de prevenir o problema —, consiste em cortar alimentos muito gordurosos, diminuir o açúcar, evitar produtos industrializados ricos em conservantes e sal.

Por outro lado, deve-se incluir carnes magras, oleaginosas (castanhas e amendoim), azeite de oliva e muitas porções de frutas e vegetais. Quanto mais colorido e diverso for o prato, melhor!

Além de prevenir doenças ligadas ao coração, ter uma dieta equilibrada também pode contribuir para a melhora de outros aspectos, como a qualidade da pele, do sono, aumento da disposição para as tarefas do dia a dia — e ainda prevenir a obesidade, outro fator de risco cardiovascular. Por isso, é importante consultar um nutricionista para desenvolver um plano alimentar de acordo com o seu perfil.

Pratique exercícios físicos

A prática da atividade física, principalmente quando alinhada à alimentação de qualidade, é também um fator decisivo para evitar problemas no coração. Para ser considerada saudável, a OMS recomenda, pelo menos, a prática de atividade moderada por, pelo menos, 30 minutos por dia, cinco vezes na semana.

Para ser ainda melhor, procure realizar atividades físicas mais intensas, como correr ou andar de bicicleta pelo menos três vezes por semana.

Sair do sedentarismo também evita o ganho excessivo de peso, contribuindo, assim, para a saúde do corpo em geral. Para que não haja riscos, é muito importante procurar a ajuda de um profissional de educação física, que poderá orientar você quanto à prática correta dos exercícios.

Evite bebidas alcoólicas e cigarro

O álcool e o cigarro podem desencadear uma série de transtornos no corpo e um deles é o aumento do risco de problemas cardíacos. Assim, procure evitar o consumo de bebidas alcoólicas ao máximo e largue o cigarro de vez, principalmente se você já é portador da doença ou sabe de casos de ocorrências na família.

Faça acompanhamento médico

Caso você tenha predisposição genética a desenvolver problemas no coração ou não possui hábitos de vida saudáveis, é muito importante procurar um médico e fazer acompanhamento regular, principalmente após os 30 anos.

Faça exames de colesterol, glicose e monitore a pressão arterial sempre que possível. A hipertensão aumenta as chances de ter um infarto, derrame ou doença renal, podendo levar à morte.

Controle o estresse e a ansiedade

Por fim, a nossa última dica diz respeito ao controle do estresse e da ansiedade, já que esses fatores aumentam a produção de determinados hormônios, como o cortisol, que estão diretamente relacionadas ao ganho de peso e ao funcionamento do coração.

Para evitar o estresse e a ansiedade, procure dormir bem, praticar atividades físicas, conversar com os amigos e encontrar algo de que goste de fazer. Pode ser dançar, cantar ou mesmo cozinhar!

Viu? As dicas para evitar o risco de problema cardiovascular são fáceis de serem adotadas e podem trazer diversos benefícios para a sua saúde. E claro, busque sempre orientação profissional para qualquer tipo de tratamento.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *