Skip to content

Como escovar os dentes das crianças?

Manter hábitos de higiene bucal desde cedo é importante para a prevenção de doenças

Quanto antes você incentivar os bons hábitos na rotina de uma criança, maior a chance de ela se manter saudável e protegida de doenças ao longo de toda a sua vida. Isso vale para a alimentação, os exercícios físicos e até para a higiene bucal, que deve começar logo após o nascimento, assim como as visitas regulares ao dentista.

Como cuidar dos dentes do bebê

Antes dos dentes aparecerem na boca, a limpeza deve ser feita apenas uma gaze ou pano com água. Os primeiros dentes de leite estão apontando? É hora de iniciar a escovação, usando escovas apropriadas para a idade, ou seja, com cabeça pequena e cerdas super macias.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a higiene oral do bebê deve ser realizada da mesma maneira que a dos outros membros da família: a primeira tarefa da manhã, após cada refeição ao longo do dia e antes de ir para a cama.

Isso porque, na hora de dormir, a produção de saliva diminui e a saliva age como um protetor natural da saúde bucal. Daí a necessidade de caprichar na escovação noturna. E isso vale para todas as idades!

Vale ter atenção à escolha do creme dental. Ele deve ser adequado para a idade, já que existe o risco de o bebê engolir um pouco do produto. A presença de flúor é muito importante para prevenir as cáries. Quanto à quantidade, deve ser algo similar a um grão cru de arroz.

Lembrando que, se os dentes de leite estiverem muito juntos uns dos outros, o uso do fio dental é indispensável. Faça a aplicação com gentileza, sempre “abraçando” cada dente.

Como escovar os dentes das crianças

Até que a criança complete sete anos de idade, ela não tem destreza suficiente para realizar uma escavação adequada. Então, esse deve ser o papel do adulto responsável. Depois dos sete anos, a criança pode escovar os dentes sozinha, mas sempre com supervisão, que pode ser dispensada aos 10 anos de idade.

Nessa faixa etária, o creme dental ainda deve conter flúor como forma de prevenir cáries. E, quando a criança aprender a cuspir, a quantidade de creme a ser colocado na escova muda um pouquinho: passa a ser do tamanho de um grão de ervilha.

O uso de fio dental agora passa a ser indispensável, já os dentes tendem mesmo a estar mais juntos. Além disso, a criança deve ser orientada sobre a necessidade de escovar também língua, para evitar o mau hálito e promover uma limpeza completa da boca.

E não se esqueça: a melhor maneira de educar uma criança é dando exemplo. Procure escovar os seus dentes enquanto ela estiver por perto e expresse satisfação ao realizar a atividade. De acordo com os especialistas, isso pode fazer diferença na assimilação do processo de higiene bucal.

Para não esquecer!

As recomendações são dos especialistas do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo:

* Enquanto o bebê não tem dentes, os pais devem fazer a higiene bucal com gaze ou fralda umedecida em água filtrada;

* Quando surgem os primeiros dentes, os pais já podem usar a dedeira e o creme dental;

* A partir dos 2 anos, é indicada a limpeza com a escova de dentes;

* É importante treinar a criança para que ela cuspa a espuma e não a engula;

* Enquanto ela não for capaz de cuspir, deve-se retirar a espuma da boca do bebê após a escovação;

* Não é recomendável deixar a criança fazer brincadeiras com a escova e o creme dental;

* Mantenha o creme dental longe da criança até que ela se mostre madura o suficiente para não comer o produto;

*   Ao comprar o creme dental, sempre olhe o teor de flúor na caixa do produto;

*   Faça consultas regulares, de seis em seis meses, ao dentista como forma de prevenção e procure orientação sempre que notar algum sintoma estranho nos dentes, gengiva e garganta da criança.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *