Skip to content
O que acontece se você comer muito sal?

Comeu muito sal? Conheça 4 truques para minimizar os malefícios

Calma, ainda dá tempo de compensar o estrago. Nós ensinamos!

É comum nos pegarmos controlando a quantidade de gordura, açúcar e calorias do que compramos e consumimos – tudo em prol de uma alimentação saudável. Mas e o sódio? Já parou para pensar que ele também deveria fazer parte dessa lista?
O mineral – presente, predominantemente, no sal de cozinha e em produtos industrializados –, quando consumido em excesso, favorece o aparecimento de problemas tanto de curto quanto de longo prazo. “Exagerar no sódio causa inchaço, arritmia cardíaca, dificuldade para dormir, hipertensão e insuficiência renal”, alerta João Vicente da Silveira, cardiologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Ou seja, se deliciar com uma porção de batata frita salgadinha ou aquela lasanha congelada desencadeia uma série de reações nocivas no organismo que compromete desde a noite de sono até os centímetros da cintura. Mas é possível minimizar os efeitos das refeições recheadas de sódio para você garantir uma madrugada de descanso reparador e ainda passar longe da pressão alta. É só seguir os passos a seguir.

1. Beba muita água

O líquido limpa o corpo e expulsa o excesso desse mineral dos rins. Além disso, a hidratação combate o inchaço também causado por ele.

2. Vá para a esteira

  1. Correr alguns quilômetros vai fazer com que você elimine o sódio pelo suor e se livre de todos os sintomas que ele traz de carona. De quebra, você ainda queima várias calorias.

3. Coma uma banana

A fruta é rica em potássio. Você pode até achar que sua função primordial tem a ver com a prevenção de cãibras, mas a verdade é que ele está muito longe de ser um mágico de um truque só. “A ingestão de potássio estimula a eliminação do sódio pela urina e, com isto, favorece o aumento da vasodilatação e da circulação sanguínea”, explica João Vicente.

4. Substitua o sal por outros temperos

Em vez de apostar no sal de cozinha na hora de preparar suas receitas, lance mão do alho-poró, do alecrim, do gengibre e da hortelã. “Essas opções, além de não causarem todas as complicações desencadeadas pelo tempero tradicional, promovem a saciedade, auxiliam a digestão, atuam como anti-inflamatórios e fazem um detox do organismo, respectivamente”, enumera o especialista.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *