Skip to content

Características e cuidados com a pele oleosa

A pele oleosa tem aspecto brilhante e úmido. Sua superfície é mais espessa e com relevo irregular por conta de uma produção de sebo (óleo) maior do que o normal. Cerca de 70% da população brasileira sofre com o excesso de oleosidade.
Peles oleosas têm tendência à formação de acne, cravos e espinhas. Apresentam poros dilatados, que se abrem para eliminar secreção oleosa proveniente das glândulas sebáceas para a superfície da pele. A oleosidade desse tipo de pele é mais notada na testa, nariz e queixo, a chamada zona T.
Além da herança genética, alguns aspectos como fatores hormonais, excesso de sol e de estresse e uma dieta rica em alimentos gordurosos, contribuem para o aumento da produção de sebo da pele.

Cuidados essenciais com a pele oleosa

O maior desafio é controlar a produção de secreção oleosa. Para isso, é necessário o uso de produtos específicos para esse tipo de pele em todas as etapas do ritual diário de cuidados para limpar, hidratar e tratar.
Limpeza: higienizar o rosto uma ou duas vezes ao dia, pois a remoção excessiva da oleosidade pode causar efeito rebote. Sabonetes líquidos e géis compostos por hidroxiácidos, por exemplo, favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros.
Hidratação: escolher produtos de textura leve, à base de água e não gordurosos.
Tratamento: deve ser individualizado para cada paciente, pode-se lançar mão de derivados retinóides bem como de agentes antiinflamatórios.
Fotoproteção: a escolha do fotoprotetor ideal para pele oleosa é parte essencial do tratamento, uma vez que alguns filtros solares podem ter veículos muito oleosos, obstruir os poros e piorar o quando, enquanto outros, que são mais adequados, têm ativos que ajudam no controle da oleosidade e melhoram a aparência dos poros.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *