Skip to content

Artrite pode afetar pessoas de qualquer idade?

Artrite é o termo utilizado para a inflamação de uma ou mais articulações (clique aqui e veja urtica dioica manipulada) do corpo. Atualmente, existem mais de 100 tipos de artrite. Entre as mais comuns estão à artrose (osteoartrite), a artrite reumatoide, a gota, a artrite idiopática e a febre reumática.
O diagnóstico precoce é fundamental para evitar o avanço da doença e prevenir a incapacidade física do paciente.
Pessoas de todas as idades, sexos e raças podem sofrer de artrite, no entanto, o problema tende a ser mais comum entre as mulheres e surge à medida que se envelhece.  Atualmente é considerada uma das principais causas de incapacidade no Brasil e no mundo.

Causas da artrite

Ainda não se conhece totalmente as causas da artrite, porém acredita-se que estejam relacionadas a doenças autoimunes, traumas, infecções, desgaste das articulações e até disfunções metabólicas.

Sintomas

  • Dores, rigidez articular e inchaço das articulações.
  • Dificuldade para movimentar as articulações.
  • Vermelhidão da pele ao redor da articulação acometida.

Diagnóstico e tratamento da artrite

O diagnóstico precoce é fundamental para evitar o avanço da doença e prevenir a incapacidade física do paciente. Geralmente, este diagnóstico é feito com base na análise clínica do paciente e exames de sangue e imagem, como o raio-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassom, que ajudarão a identificar as articulações afetadas.
O tratamento visa reduzir as dores e evitar a progressão do quadro. Em geral, irá depender do estágio da doença, devendo ser mais agressivo quanto mais agressiva for a doença. O médico poderá indicar analgésicos, drogas antirreumáticas, corticoides, imunossupressores e sessões de fisioterapia.

Deseja tratar a artrite e artrose? Conheça o Glucosamina e condroitina para a saúde das articulações!

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *