De acordo com Sheldon, pessoas com um tipo de corpo mesomorfo tendem a ter um corpo médio. Eles podem desenvolver músculos facilmente e ter mais músculos do que gordura em seus corpos.
Os mesomorfos são tipicamente fortes e sólidos, não acima do peso ou abaixo do peso. Seus corpos podem ser descritos como de forma retangular com uma postura ereta.
Os mesomorfos podem não ter problemas para comer o que querem comer, pois podem perder peso facilmente. Por outro lado, eles podem ganhar peso com a mesma facilidade. Quem está tentando ficar em forma pode considerar essa característica uma desvantagem.
Dietas que produzem os melhores resultados para mesomorfos
Como os tipos de corpo têm a ver com o tamanho do seu esqueleto e sua propensão natural a ser mais musculoso ou armazenar mais gordura, você não pode mudar seu tipo de corpo comendo uma determinada dieta.
Você pode, no entanto, ajustar seus hábitos alimentares para aproveitar ao máximo seu tipo de corpo e manter um peso saudável.
Novamente, os mesomorfos podem ganhar e perder peso facilmente. Como eles têm uma massa muscular maior, eles podem precisar de mais calorias do que outros tipos de corpo, mas é um equilíbrio delicado.
Os mesomorfos podem se sair melhor em dietas ricas em proteínas com menos ênfase em carboidratos. Considere dividir seu prato em terços e se concentrar nos seguintes grupos de alimentos:
Dieta
- A proteína (em um terço da placa) alimenta os músculos e pode ajudar na reparação muscular. Boas opções incluem ovos, carnes brancas, peixes, feijões, lentilhas e laticínios ricos em proteínas, como iogurte grego.
- Frutas e legumes (em um terço do prato) fazem parte de uma dieta saudável para todos os tipos de corpo. Escolha frutas e vegetais inteiros com casca em vez de variedades processadas que contenham açúcar ou sal adicionados. Os produtos integrais contêm fibras, antioxidantes e fitoquímicos que ajudam a apoiar um sistema imunológico saudável e o reparo muscular.
- Grãos integrais e gorduras (em um terço do prato), como quinoa, arroz integral e aveia, ajudam a encher o estômago e completar as refeições. As gorduras são igualmente importantes, mas é escolher as certas que importa. Boas escolhas incluem coco ou azeite, abacate e nozes e sementes.
Para determinar suas necessidades calóricas, marque uma consulta com um nutricionista ou tente usar uma calculadora online detalhada que leva em consideração o percentual de gordura corporal e o somatotipo.
Lembre-se: mais músculo significa mais calorias necessárias para alimentar esses músculos. E se você estiver se exercitando regularmente, precisará cronometrar sua alimentação de forma a otimizar sua energia e recuperação. Comer pequenos lanches antes e depois da atividade pode ajudar.
Como o gênero afeta os tipos de corpo?
As mulheres tendem a ter mais gordura corporal do que os homens, mas o tipo de corpo e o tamanho do corpo são duas coisas diferentes. Tanto homens quanto mulheres podem ter o somatotipo mesomorfo. Como fatores de gênero não são exatamente claros.
Em um estudo, os pesquisadores descobriram que as crianças tendem a ter somatotipos semelhantes aos de suas mães, embora sejam necessárias mais pesquisas.
No final, seu tipo de corpo é determinado por um número de fatores. A genética desempenha um papel importante, mas o gênero e a etnia também podem influenciar seu tipo de corpo.
Musculação com um tipo de corpo mesomorfo
Não há treino de recortar e colar para cada tipo de corpo. No entanto, pessoas com um corpo mesomórfico podem parecer mais musculosas do que aquelas com outros tipos de corpo.
Musculação
Não há treino de recortar e colar para cada tipo de corpo. No entanto, os mesomorfos têm uma vantagem natural com a massa muscular. Assim, eles podem se dar bem com o treinamento com pesos para construir músculos, até cinco dias por semana.
Então, escolha três ou quatro exercícios de musculação por conta própria ou com a ajuda de um treinador em sua academia. Assim, faça três séries de cada exercício usando pesos moderados a pesados com 8 e 12 repetições em cada série. Como resultado, descanse de 30 a 90 segundos entre cada série. Aliás, não quer engordar? Dessa maneira, você pode manter o músculo fazendo mais repetições dos exercícios com pesos mais leves.
Cardio
O exercício cardiovascular pode ajudar os mesomorfos que desejam se exercitar. Considere adicionar entre 30 a 45 minutos de cardio, três a cinco vezes ao longo de sua rotina semanal.
Juntamente com exercícios constantes, como corrida, natação ou ciclismo, experimente o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) para obter o maior poder de queima de gordura. O HIIT envolve rajadas de treinamento intenso seguidas de intervalos mais leves, repetindo ao longo da sessão de treino.
Mesomorfos que já têm menos gordura corporal podem diminuir suas sessões de cardio para apenas duas por semana, dependendo de seus objetivos.
Conhecer seu somatotipo pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo seu corpo único. As pessoas que têm corpos mesomórficos podem precisar de mais calorias e proteínas para se manterem funcionando com eficiência. E certos exercícios podem ajudar os mesomorfos a ganhar massa ou se alongar.
Marque uma consulta com seu médico ou um profissional de fitness para criar um plano de dieta e exercícios que funcione melhor para você, seu corpo e seus objetivos.
Foto Destaque: Divulgação / Getty Images
This Post Has 0 Comments