skip to Main Content

Se você está procurando perder peso em excesso ou adicionar alguma definição muscular, obter resultados envolve manter uma dieta saudável e fazer exercícios regulares. Mas, dependendo do seu tipo de corpo, alguns planos de dieta e treino podem funcionar melhor para você do que outros.

Assim, se você tem uma porcentagem maior de gordura corporal e pouca definição muscular, pode ter o que é conhecido como corpo endomorfo. Algumas pessoas com corpos endomórficos lutam com a perda de peso. No entanto, a chave é entender como seu tipo de corpo difere de outros tipos e saber o que comer e o que não comer.

O que é um endomorfo?

O pesquisador e psicólogo americano William Sheldon introduziu a classificação de diferentes tipos de corpo na década de 1940. Por meio de sua pesquisa, ele concluiu que, com base em nossa estrutura esquelética e composição corporal, cada um de nós tem um tipo de corpo herdado, ou somatotipo, que determina se somos mais magros, mais pesados ​​ou algo intermediário. Devido a esse tipo de corpo herdado, atingir metas de perda de peso e condicionamento físico geralmente requer um programa individualizado.

Diz-se que os endomorfos têm uma porcentagem maior de gordura corporal e menos massa muscular. Eles geralmente são mais pesados ​​e redondos, mas não necessariamente têm obesidade. Por causa de sua composição física, pessoas com corpos endomórficos são mais sensíveis ao consumo de calorias do que pessoas com outros tipos de corpo.

Os endomorfos devem observar cuidadosamente sua ingestão de alimentos para garantir que não consumam mais calorias do que queimam. Outras características incluem uma estrutura maior e uma incapacidade de perder peso.

Essas características diferem das dos outros dois tipos de corpo, ectomorfo e mesomorfo. Pessoas com um somatotipo ectomorfo têm um metabolismo mais alto, o que significa que podem comer mais e ganhar pouco peso. Eles também têm articulações menores, um tamanho corporal menor e uma estrutura mais estreita.

O somatotipo mesomorfo, por outro lado, está entre o ectomorfo e o endomorfo. Esses indivíduos podem ter uma estrutura esquelética maior, mas uma porcentagem menor de gordura corporal. Eles normalmente podem ganhar músculos e perder peso facilmente.

O que um endomorfo deve comer?

Se você tem um corpo endomórfico e deseja perder peso ou ganhar definição muscular, considere um plano de condicionamento físico e uma dieta específica para seu tipo de corpo.

De acordo com a teoria da dieta, os endomorfos têm um metabolismo mais lento. Como você não queima calorias tão rápido quanto os ectomorfos e mesomorfos, o excesso de calorias tem maior probabilidade de se converter em gordura.

Alguns acreditam que os endomorfos também são menos capazes de tolerar carboidratos, então a melhor dieta para o seu tipo de corpo pode ser aquela com maior ingestão de gordura e proteína e menor ingestão de carboidratos, como a dieta paleo. Esta dieta pode ajudá-lo a perder gordura corporal, mantendo seu nível de energia elevado.

Boas fontes de gorduras e proteínas incluem:

  • nozes de macadâmia
  • azeite
  • carne
  • gemas de ovo
  • Peixe gordo
  • nozes
  • queijo

No entanto, você não precisa evitar carboidratos. Os carboidratos são uma excelente fonte de energia. A remoção de carboidratos de sua dieta pode desencadear efeitos colaterais, incluindo fadiga.

Se muito extrema, uma dieta baixa em carboidratos também pode levar a problemas gastrointestinais. O truque é escolher o tipo certo de carboidratos. Concentre-se em carboidratos complexos, como vegetais, incluindo vegetais ricos em amido, como batatas e tubérculos, legumes, grãos integrais e frutas.

Limite a ingestão de carboidratos simples. Esses alimentos são ricos em açúcar e calorias, o que pode causar armazenamento de gordura. Carboidratos simples incluem pão branco, arroz branco, massas, bolos e biscoitos.

Mais dicas

A fruta é uma adição saudável a qualquer programa de dieta. Se você é sensível a carboidratos, coma frutas com moderação. De acordo com o American Council on Exercise , você deve seguir esta fórmula ao planejar suas refeições diárias:

  • 30% de carboidratos
  • 35 por cento de proteína
  • 35 por cento de gordura

O controle de porções também é importante ao reduzir a gordura corporal como endomorfo. Isso ajuda a evitar o consumo excessivo de calorias. Comer de 200 a 500 calorias a menos do que você consome normalmente também o ajudará a atingir sua meta de perda de peso.

De acordo com os defensores da dieta, como os endomorfos têm mais dificuldade em perder gordura corporal, a dieta por si só pode não ser suficiente para perder peso. Também é importante incorporar a atividade física em sua rotina diária. Esta é uma recomendação comum para quem procura melhorar sua saúde geral.

Um plano de condicionamento físico eficaz inclui uma combinação de treinamento com pesos e treinamento cardiovascular.

O que a pesquisa diz sobre dieta e tipo de corpo?

Tem havido pouca pesquisa até o momento sobre como a dieta deve ser modificada com base no somatotipo para alcançar resultados específicos.

Perder peso pode parecer uma batalha difícil quando seus esforços não compensam. Compreender seu tipo de corpo individual, bem como os desafios únicos que os endomorfos enfrentam, pode ajudá-lo a perder peso e atingir suas metas de condicionamento físico.

Mantenha uma baixa ingestão de carboidratos refinados, faça bastante atividade física regular e pratique o controle das porções. Todos esses são comportamentos saudáveis ​​recomendados para a maioria das pessoas. Manter essa rotina pode ajudá-lo a perder o excesso de peso – e manter o peso.

Foto Destaque: Getty Images

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.