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Projeto Verão 2022: veja dicas para secar as gordurinhas da barriga

Não é nenhum segredo que obter um tanquinho visível no abdômen é um objetivo comum para muitos frequentadores de academia. Para o bem ou para o mal, a cultura popular muitas vezes enquadra um conjunto de músculos abdominais desfiados como o epítome da boa forma. Nesse sentido, frases como “tonificar” ou “queimar a gordura da barriga” costumam ser os argumentos de uma linha para o último treino ou dieta da moda.

Embora não haja nada inerentemente errado em definir metas de condicionamento físico com base estética, o treinamento para um núcleo forte e um tanquinho desenvolvido vai além das aparências. O mesmo pode ser dito para comer uma dieta saudável de alimentos integrais.

Ter um núcleo forte e bem treinado permite que você estabilize com segurança sua coluna e tronco durante movimentos funcionais, contribuindo para uma região lombar mais saudável, redução do risco de lesões durante a atividade e melhoria geral da saúde e bem-estar.

Como ter uma abdômen bem chapado?

Quando combinado com estratégias saudáveis ​​para reduzir a gordura corporal, você pode revelar seu tanquinho mais forte e definido e ter aqueles cobiçados abdominais visíveis. No entanto, entenda que treinar seu tanquinho como um componente de um núcleo forte e reduzir seus níveis de gordura corporal o suficiente para abdominais visíveis são dois objetivos separados – e eles devem ser considerados como tal.

Este artigo detalha tudo o que você precisa saber sobre o abdômen tanquinho, incluindo o que são, quais fatores afetam o desenvolvimento abdominal, como pensar sobre os objetivos relacionados ao abdômen e algumas dicas para construir um núcleo forte e funcional.

Por fim, você aprenderá algumas estratégias gerais que podem ajudar a revelar seu abdômen tanquinho suado.

O que compõe o pacote de seis do abdômen?

O termo “six-pack” normalmente se refere ao músculo reto abdominal. Este músculo longo e relativamente estreito vai do esterno ao osso púbico e é responsável por flexionar dinamicamente a coluna para a frente.

Estudos mostraram, no entanto, que esse músculo não é necessariamente eficaz como estabilizador da coluna. O apelido de “six-pack” vem de sua aparência de linhas visíveis de 4 a 8 segmentos musculares distintos que você pode ver em indivíduos com gordura corporal relativamente baixa.

Embora muitos outros músculos importantes componham seu núcleo, o reto abdominal é o mais superficial. Como tal, é o músculo que dá ao abdômen esculpido sua aparência distinta. Da mesma forma, por ser a camada mais externa do músculo ab, não faz muito em termos de estabilidade da coluna vertebral.

O que torna o pacote de seis visível no abdômen?

A força e a aparência do seu pacote de seis são influenciadas por uma variedade de fatores. Em termos de ter um reto abdominal forte, treinar regularmente esse músculo diretamente através de exercícios de núcleo pode ajudar seu tanquinho a ser mais eficaz em mover sua coluna.

Gordura subcutânea da barriga

O maior fator subjacente em relação à visibilidade do tanquinho é a quantidade de gordura corporal subcutânea que você armazena ao redor do estômago.

É importante saber que não ter abdominais visíveis não significa que seu núcleo é fraco, ou mesmo que você está carregando excesso de peso. Geralmente, abdominais visíveis de tanquinho exigem um percentual de gordura corporal muito menor do que o necessário para benefícios gerais de saúde.

Um estudo sugeriu que um intervalo normal para o percentual de gordura corporal é de 17,6 a 25,3% em homens e 28,8 a 35,7% em mulheres. Embora não haja uma porcentagem universal de gordura corporal na qual os seis pacotes se tornem visíveis, os intervalos típicos são de 10 a 12% de gordura corporal para homens e 16 a 20% de gordura corporal para mulheres.

Esses números estão bem abaixo daqueles necessários para uma ótima saúde geral e condicionamento físico, apesar da associação popular entre abdominais visíveis e condicionamento físico ideal. Além disso, um artigo recente da Harvard Health afirmou que o excesso de gordura visceral, que está localizada mais profundamente em seu abdômen e envolve seus órgãos, é muito mais perigoso para sua saúde do que o excesso de gordura subcutânea, que fica logo abaixo da pele e cobre seus músculos do lado de fora.

Níveis mais altos de gordura visceral podem não afetar a visibilidade do seu tanquinho na mesma medida que a gordura subcutânea. Aliás, apesar do excesso de gordura visceral ser uma preocupação maior para a saúde.

Genética

Sua genética também desempenha um grande papel em onde você armazena gordura corporal. Então, o que influencia muito a porcentagem de gordura corporal específica em que seu abdômen será visível. Se você tende a armazenar mais gordura em seus quadris, seu abdômen ficará visível em porcentagens de gordura corporal mais altas e vice-versa.

Fatores de estilo de vida, como sono e níveis de estresse, também afetam os ganhos de gordura, o que afetará a visibilidade do seu abdômen. Por exemplo, um estudo descobriu que dormir regularmente menos de 7 horas estava associado a maiores taxas de obesidade e ganho de peso.

As razões sugeridas para isso incluem os efeitos negativos da privação do sono na grelina, leptina e insulina. Assim, que são hormônios-chave para regular a fome e o armazenamento de gordura no corpo.

Outro estudo descobriu que níveis mais altos de estresse, refletidos por maior atividade de glicocorticóides, também estavam associados a maiores taxas de obesidade.

Além dos fatores acima, um excesso de ingestão de calorias normalmente levará a ganhos de gordura ao longo do tempo. Assim, o que diminuirá a visibilidade do seu tanquinho – independentemente de quaisquer outros fatores.

“A visibilidade de seus abdominais depende do seu percentual de gordura corporal e de onde você tende a armazenar gordura. Fatores de estilo de vida e genética podem afetar sua tendência geral de armazenar e queimar gordura”, afirmou Luan Vieira, personal trainee.

Foto Destaque: Getty Images

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