Skip to content
Quer ter uma barba de respeito?

O costume de preservar ou retirar os pelos da face, mais do que indicar um hábito corriqueiro, abre caminhos para que compreendamos traços de diferentes culturas espalhadas ao redor do mundo. Desde a pré-história a barba é um sinônimo de poder para os homens.

Primeiramente, por volta de 30 mil anos atrás, os nossos ancestrais descobriram ser possível remover a barba com o uso de lascas de pedra afiada. De fato, desde o Paleolítico vários indícios comprovam que o homem pré-histórico vivia cercado de determinados hábitos de higiene e vaidade.

Já nos anos modernos, homens com barba conseguem se posicionar socialmente de uma forma que outros não conseguem, seja por se “esconder” atrás desta máscara ou apenas instinto. A barba gera reconhecimento de liderança da mesma forma que as penas de um pavão ou a juba de um leão os diferenciam em sua espécie.

A barba na história e na cultura

Os Egípcios

Antes de mais nada, no Egito Antigo, os pelos do corpo eram costumeiramente usados para diferenciar os membros da sociedade egípcia. Os membros mais abastados da nobreza, por exemplo, cultivavam a barba como um sinal de seu status. No entanto, a falta da mesma não indicava necessariamente algum tipo de demérito. A classe sacerdotal optava por uma total depilação de seus pelos. De acordo com estudiosos, o hábito sacerdotal indicava o distanciamento do mundo e dos animais.

Os gregos

Por outro lado, entre os gregos, o uso da barba era bastante comum. Prova disso é que muitas das imagens que representavam os famosos filósofos gregos eram sempre acompanhadas de uma farta rama de pelos. Entretanto, durante a dominação macedônica essa tradição grega foi severamente proibida pelo rei Alexandre, O Grande. Segundo o famoso líder político e militar, a manutenção da barba poderia trazer desvantagens aos seus soldados durante um confronto direto.

Os romanos

Na civilização romana ela integrava um importante ritual de passagem. Logo, todos os rapazes, antes de alcançarem a puberdade, não poderiam cortar nenhum fio de cabelo ou barba. Assim, quando atingiam o momento de passagem entre a infância e a juventude, raspavam todos os pelos do corpo e os ofereciam aos deuses. Os senadores costumavam preservar ela como símbolo de seu status político. Nessa mesma sociedade surgiram os primeiros cremes de barbear, produzidos através do óleo de oliva.

Na Idade Média

Durante a Idade Média, ela sinalizou a separação ocorrida na Igreja Cristã com a realização do Cisma do Oriente. Muitos dos clérigos católicos eram aconselhados a fazerem a barba para que não parecessem com os integrantes da igreja ortodoxa ou até mesmo com os costumeiramente barbudos judeus ou muçulmanos. Além disso, o uso dos bigodes gerava bastante polêmica entre os cristãos medievais, pois estes eram ostentados pelas levas de germânicos que invadiam o decadente Império Romano.

O desenvolvimento comercial

Com o desenvolvimento comercial e o grande número de invenções que marcaram o mundo moderno, a barba começou a indicar um traço da vaidade masculina. Talvez em consequência desse fenômeno, o francês Jean-Jacques Perret, em 1770, criou um modelo de navalha mais seguro para barbear. No século seguinte a famosa navalha em “T” foi inventada pelos irmãos americanos Kampfe.

O grande salto na “tecnologia peluginosa” foi dado por um vendedor chamado King Camp Gillette. Utilizando aguçada inventividade, o então caixeiro viajante percebeu a possibilidade de adotar lâminas descartáveis para os barbeadores. Com o auxílio de Willian Nickerson (engenheiro do Instituto de Tecnologia de Massachusetts), criou uma nova marca de lâminas e barbeadores que ainda é largamente utilizada por homens e mulheres de várias partes do planeta.

O século XX

Durante o século XX, o rosto lisinho virou sinônimo de civilidade e higiene. Muitas empresas e instituições governamentais não admitiam a presença de barbudos em seus quadros. No entanto, entre as décadas de 1970 e 1980, cavanhaques e bigodes começaram a virar uma febre entre os homossexuais norte-americanos. Esse novo dado se instituiu na cultura gay do final do século XX e teve como um dos seus maiores representantes o cantor Freddie Mercury.

Nos dias de hoje, a barba se associa aos temíveis terroristas do Islã ou a pessoas com um visual mais alternativo. Mesmo não indicando obrigatoriamente um determinado comportamento ou opção, ela nos revela como as diferentes culturas salientam seus valores de unidade e diferença por meio dos mais “insignificantes” dados. O corpo se transforma em uma verdadeira via de expressão do indivíduo.

Ter barba ou não ter? Eis a questão!

Tê-la já foi moda, já foi cafona e foi moda outra vez. Agora, os barbudos são tendência. Mas engana-se quem pensa que o rosto coberto de pelos é simplesmente mais um vaivém do gosto masculino. A redenção da barba diz muito sobre o homem do nosso tempo.

Dominante nas passarelas e nas campanhas das mais prestigiadas grifes, a barba vem associada a diferentes estilos de roupas, sapatos e acessórios. Nos tapetes vermelhos e nos demais locais de concentração de celebridades também se percebe a presença massiva dela entre os mais belos e bem-sucedidos homens.

Atores como Bradley Cooper, George Clooney e Brad Pitt e jogadores de futebol como David Beckham e Gerard Piqué são alguns dos astros que exibem ao mundo suas barbichas. No Brasil também há barbudos célebres, como os atores Thiago Lacerda e Caio Castro, o it boy do momento.

Talvez seja o símbolo de poder e virilidade mais arraigado no imaginário da humanidade. Hoje, as motivações para seu uso são muitas. Ela traz lembranças da infância, do convívio com pais e avós e do tempo em que os homens viviam junto à natureza, pescando e acampando. Por outro lado, desperta também a ideia de rebeldia, já que muitos roqueiros e motoqueiros exibem barba e bigode. Em algumas religiões ela é, ainda hoje, símbolo de status e sabedoria.

Estudos sobre barba e o apelo feminino

Independentemente da motivação, o fato é que ter barba virou mais um meio que o homem encontrou para se expressar. Os personagens desta reportagem têm diferentes razões para cultivar as suas, mas concordam: barba é uma das melhores imagens da masculinidade. Podem ser muitas as explicações sociológicas e antropológicas para o retorno da barba como uma tendência fashion e de comportamento entre os homens contemporâneos. Um motivo principal, no entanto, não deve ser esquecido: o gosto feminino.

Afinal, fazer sucesso com as mulheres é um desejo masculino desde que nossa espécie começou a andar ereta. De acordo com algumas pesquisas, deixar crescer os pelos no rosto pode ser, sim, uma boa estratégia para atrair os olhares da mulherada. Estudo conduzido pela University of New South Wales, na Austrália, revelou que é mesmo dos barbudos que elas gostam mais. Fotos de 10 homens foram mostradas a 351 mulheres, que apontaram, majoritariamente, os homens com barba de 10 dias como seus preferidos. E olhe que nem eram imagens de barbados ilustres, unanimidades entre as mulheres, como Hugh Jackman ou Ben Affleck.

Mas, alto lá! Mulheres gostam de barba, sim, mas nada daquelas mal feitas, pelos ressecados e ásperos e formato desalinhado. Em tempos de vaidade masculina liberada e incentivada, a barba virou mais um item que requer cuidados e mimos por parte de seu dono. Pode ser que seja sinônimo de virilidade e masculinidade, mas nunca pode ser sintoma de desleixo. Aplicar shampoos suaves, condicionadores e cremes é prática comum entre os que cuidam da barbicha com carinho.

PROPAGANDA

5 segredos sobre a barba que nunca ninguém lhe contou

Além de compor o estilo e confundir-se com a identidade do homem, a barba pode influenciar outros setores da vida, extrapolando os limites do rosto e dando vazão à criatividade e ao empreendedorismo. Assim, além de diversas loções e produtos para cuidar, existem também aqueles que fazem crescer e ter uma barba de respeito.

Que a barba (ainda) está na moda e continua cool, você já sabe. Mas quais os cuidados essenciais para manter uma barba de causar inveja? Anote estas dicas simples, mas que farão toda a diferença na manutenção e no cuidado de seu visual.

1 – O secador de cabelo pode ser um grande aliado, no momento de cuidar de sua barba

Após o banho, use a toalha para retirar o excesso de água retida nos fios. A umidade restante, além de ser incômoda, pode ser muito convidativa para a proliferação de fungos e bactérias, que adoram os meios quentes e úmidos. Portanto, ao usar o secador, o calor contribui não só para retirar a água restante, mas também para deixar sua barba mais certinha, sem fios arrepiados – no lugar! Use-o numa temperatura mais amena e cuidado para não queimar a pele.

2 – Tenha sempre em mãos óleo para a barba. Sim, isto mesmo: óleo!

É um produto muito bom para quem quer ter uma barba de causar inveja: bem nutrida, condicionada e vistosa. O óleo contém vitamina, hidrata e deixa a barba mais uniforme, além de hidratar a pele da região. E, sim, faz toda a diferença nos cuidados dos fios, para não dizer que é indispensável!

3 – Cada formato de rosto pede um estilo de barba específico

Não pense você que qualquer corte de barba fica bem para qualquer tipo de rosto. Não é bem assim. Pode parecer frescura, mas a verdade é que certos tipos de barba ficam bem para determinados rostos. Você pode não notar, porém, é como se houvesse um match entre pelo e rosto. E a melhor pessoa para lhe dizer o que combina com o seu rosto é o barbeiro! Tente ir, ao menos uma vez no mês, a uma barbearia, para que esse profissional o aconselhe e acerte os contornos e o desenho da sua barba. Assim, você conseguirá manter, em casa, o formato ideal para seu rosto.

4 – Use esfoliante para barba

Ao menos uma vez por semana, tente usar esse produto para a região. Isso evitará pelos encravados – a famosa foliculite –, além de eliminar as células mortas dessa área do rosto. O produto também vai ajudar a estimular o nascimento de novos fios, sempre fazendo uma renovação celular, deixando a pele mais sadia.

5 – Homens com barba são mais saudáveis

Um estudo, feito pela Universidade Southern Queensland, na Austrália, sugere que homens com barba são mais saudáveis. Os cientistas australianos comprovaram que eles têm aproximadamente 95% menos exposição aos raios UVA. É praticamente um protetor solar com FPS 20, capaz de barrar a radiação ultravioleta, reter poeira e umidade. Ela também ajuda retardando o processo de envelhecimento e reduzindo o risco de desenvolver câncer de pele. Sem falar que ela deixa mais atraente, misterioso, além de transmitir status, respeito e poder.

POR QUE TER BARBA PODE FAZER BEM PRA SAÚDE

A barba é muito mais do que os pelos que crescem no seu rosto. Ela pode representar uma mudança não só no seu visual mas também no seu estilo de vida. E algumas pesquisas têm provado que, além do estilo, ela pode, de fato, ser benéfica também para a saúde.

1. A BARBA PODE PROTEGER CONTRA OS RAIOS NOCIVOS DO SOL

Segundo um experimento feito na Universidade de Queensland, na Austrália, a barba pode bloquear até 95% dos raios UV. Isso significaria uma redução drástica na probabilidade de se contrair algum tipo de câncer na região da face, cabeça e pescoço. Claro que, mesmo tendo essa proteção natural, nunca devemos esquecer do protetor solar e evitar horários de maior incidência de sol. Precaução nunca é demais!

2. A BARBA PODE MELHORAR SUA VIDA SEXUAL

Parece brincadeira, mas aparentemente não é. Por incrível que pareça, um estudo feito por psicólogos da Universidade de Northumbria, em Newcastle, comprova isso. Segundo esse estudo chamado: “O homem por trás da barba: percepção da confiabilidade dos homens como uma função dos pelos faciais” – homens barbudos são vistos como “mais maduros e melhores parceiros românticos, seja para uma aventura ou para relacionamentos de longo prazo”.

3. A BARBA PODE AUMENTAR SUA AUTO-ESTIMA

Uma pesquisa feita pela Braun (especialista em produtos para higiene) mostrou que a maioria dos homens, em torno de 77%, se sentem mais atraentes com suas barbas e bigodes. Além disso, mais da metade já recebeu algum elogio nas semanas anteriores à entrevista. Assim, quem tem barba e cuida bem dela sabe que é mais comum do que se imagina receber elogios até de estranhos e mesmo outros barbudos.

4. A BARBA PODE REDUZIR PROBLEMAS COM ALERGIA

De acordo com uma pesquisa feita pela YorkTest Laboratories, quanto mais tempo você tiver uma barba no rosto, mais ela pode protegê-lo contra alergias. Segundo esse estudo, os pelos do seu rosto funcionam mais ou menos como a proteção dos pelos do seu nariz, aprisionando poluentes que podem prejudicá-lo ao entrar no seu corpo e mantendo a respiração mais fácil durante o dia.

E vão além: como essas partículas ficariam próximas do nariz e da boca – sendo inaladas de maneira mais moderada e regular – com o tempo uma pessoa poderia desenvolver imunidade a elas. Novos estudos relacionados à barba sempre surgem por aí. Alguns mais sérios, outros mais malucos.

PROPAGANDA

Manual da barba perfeita

Aqui você vai identificar qual é o seu formato de rosto e qual tipo de barba combina mais com você, quais cuidados tomar no início do crescimento dela, o que fazer para mantê-la limpa e saudável, como fazer para ela crescer mais e mais rápido de forma natural e muito mais.

Esse manual foi feito com muito carinho por especialistas na área para que você tenha sua barba sempre limpa, saudável e asseada que convenhamos é o que elas mais gostam não é mesmo? Uma barba macia, alinhada e bonita chama atenção das mulheres e com esse manual você estará pronto para ser o centro das atenções. Esperamos que você tenha uma boa leitura e tire bom proveito das informações contidas nesse e-book.

ROSTO REDONDO

As medidas do comprimento do rosto e das maçãs do rosto são parecidas. Eles são maiores do que queixo e testa, que também têm uma medição semelhante. O ângulo da mandíbula é suave. Normalmente, as bochechas são mais cheias e largas que a testa e o queixo.

Para alongar o rosto e criar harmonia, a sugestão é utilizar uma barba mais comprida na parte inferior e curta nas laterais. Quando for aparar os pelos das laterais, defina bem as linhas para criar um efeito mais reto e esticar visualmente o comprimento do seu rosto. O cavanhaque também é um aliado e pode causar a impressão de um rosto mais longo.

EVITE DEIXAR MUITA BARBA NAS BOCHECHAS

Uma das características do rosto redondo é o tamanho das bochechas, que é mais largo do que a testa ou relativamente igual, gerando o formato redondo. Nesse caso, dar destaque para as bochechas só piora a situação.

ROSTO QUADRADO

Decerto que todas as medidas são bastante semelhantes, mas o ângulo da mandíbula é nítido. Os rostos quadrados pedem uma barba mais cheia no queixo e curta nas laterais. Esse tipo de rosto normalmente tem linhas marcadas e maxilar bem definido. Por isso, o ideal é suavizar essas linhas e procurar por desenhos mais arredondados.

Desenhos mais curvados vão dar uma quebrada nas linhas retas do seu rosto e harmonizar com a barba. Você pode adotar vários tipos desde rala até média ou grande. Evite dar muito volume nas bochechas e foque no comprimento alinhado. Se optar pela média ou grande, deixe a região do pescoço, que liga um maxilar no outro no formato de U ou V.

EVITE CORTES RETOS

O cavanhaque pode jogar contra você, as linhas mais retas do cavanhaque podem deixar seu rosto ainda mais quadrado.

ROSTO TRIANGULAR

A principal característica do rosto que pode ser de qualquer comprimento. Este tipo refere-se aos rostos mais largos nas têmporas e afinando até um queixo mais pontudo, assemelhando a um triângulo invertido. A dica é camuflar um pouco o queixo, deixando com uma barba mais cheia nas laterais. Com ela desenhada, basta aparar os fios com tesoura e fazer a marcação na máquina.

Barbas recomendadas para quem tem o rosto triangular são as que têm mais volume nas laterais e bochechas, desenhos quadrados também são boas opções como o cavanhaque, as linhas retas podem interagir bem com o seu rosto. Barbas médias e cheias ficam muito bem, para você o ideal é deixar a parte do queixo e pescoço mais quadrada e reta.

EVITE AFUNILAR A BARBA

A barba afunilada que é volumosa em cima e desce formando um V no queixo realça ainda mais o rosto triangular.

ROSTO RETANGULAR

Se você tem o rosto retangular, você é um cara abençoado, esse tipo de rosto cai bem com a maioria dos tipos de barba, Comprimento do rosto é maior. Testa, maçãs do rosto, queixo e são semelhantes em tamanho.

Os rostos retangulares são mais finos e angulares do que os quadrados. O objetivo é equilibrar os atributos, reduzindo o comprimento da face e criando a ilusão de que é mais oval. Barbas recomendadas são variadas, você pode ficar a vontade para mudar de visual quando quiser, só vale a lembrança que ela demora muito para crescer então lembra disso na hora de mudar de corte.

A barba tradicional cai muito bem, essa é a que cobre todo o rosto com comprimento de até dois centímetros, apenas mantenha limpo as linhas do contorno do rosto. Por fim, para quem curte a barba média e longa o ideal é manter as linhas laterais com menos volume, concentrando o volume da barba na região do pescoço e maxilar.

PRINCIPAIS CAUSAS DA QUEDA DOS FIOS DA BARBA

Primeiramente, barba falhada e calvície incomodam muitos homens, mas entendam que a princípio à queda dos fios tanto da barba quanto do cabelo é algo natural e a quantidade de fios que caem em média são 100 unidades. Se você parar para pensar, a perda de 100 fios por dia pode até ser muita coisa, mas se reparar bem na quantidade de fios que você tem na sua cabeça e rosto, isso acaba sendo normal, já que há a necessidade de troca dos fios novos pelos mais velhos e desgastados diariamente. Mas se você perceber que está perdendo muito mais do que 100 fios por dia, há a necessidade de se preocupar.

Existem muitos motivos que podem levar à queda dos fios de barba e cabelo, um desses motivos é o uso excessivo de produtos químicos no rosto e cabeça, além da inserção de químicas em alimentos.

Outro fator que pode causar à queda dos fios é o calor de aparelhos como chapinha e secador. O uso desses equipamentos por barbudos é muito comum, já que a chapinha ajuda a alisar barbas mais crespas e o secador ajuda na hora de secar após o banho, para alinhar e secar completamente a barba, pois dependendo do tamanho dela apenas a toalha não vai secar completamente. O calor da chapinha ou do secador afeta diretamente à queda dos fios, e o uso frequente deles pode gerar um aumento na queda.

O estresse não escapa dessa lista, pois ele afeta diretamente diversas partes do seu corpo, incluindo a sua barba. Estresse gera baixa imunidade e redução na quantidade de vitaminas distribuídas no seu corpo e isso afeta diretamente a saúde da sua barba.

Doenças

Existem algumas doenças que podem fazer com que seus fios de barba e cabelo caiam radicalmente. Entre as mais perigosas para a saúde da sua barba e cabelo estão a anemia e tireoide. Cuidados com a saúde física e mental são muito importantes para a sua barba, então é recomendado duas visitas anuais ao médico para fazer um checkout geral, ou se você perceber que está perdendo muitos fios de barba e cabelo, ligue o sinal de alerta.

Nicotina

Você já deve saber que o cigarro faz mal para a saúde e que exerce muitos efeitos negativos no seu corpo, mas se você é um fumante e deseja ter uma bela barba espartana ou ser um lenhador de respeito, está aí mais uma boa motivação para deixar de fumar de vez e cuidar da sua saúde e boa aparência.

COCEIRA E BARBA IRRITADA

Muitos homens sofrem no início do crescimento da sua barba com a coceira e irritação na pele nos primeiros dias dela, o nome disso é foliculite. A foliculite ocorre porque o folículo piloso, que é a raiz da sua barba, fica localizado há alguns milímetros da superfície da sua pele e para nascer o pelo precisa romper a sua pele de dentro para fora. Esse atrito entre o pelo e a pele gera a irritação inicial, muitos homens não se controlam e partem para a coceira, o que aumenta a irritação inicial e se torna um ciclo vicioso de coceira.

Tempo de irritação

Essa sensação de irritação e coceira na barba tem prazo de duração, ela acontece nos primeiros dias ou semanas de crescimento dela, dependendo muito da velocidade que ela cresce, mas ela pode durar até 15 dias no máximo. Se passar de 15 dias e sua barba ainda estiver coçando muito, é bom procurar um dermatologista para verificar o motivo.

Como diminuir

A boa notícia é que dá tanto para diminuir como para eliminar de vez essa coceira e irritação, apenas limpando a sua pele. Os poros do seu rosto nada mais são do que pequenos furinhos na sua pele e esses furinhos acumulam sujeira como poeira, fumaça, poluição e restos de células mortas. Toda essa sujeira aumenta ainda mais o atrito com a pele no crescimento da barba e causa ainda mais irritação. Uma boa maneira de diminuir ou eliminar o incômodo é limpando a sua pele para que haja menos atrito. Um sabonete ou pedra esfoliante uma vez por semana vão dar uma bela limpada no seu rosto deixando o caminho limpo e livre para o crescimento natural dos pelos.

HIDRATAÇÃO NOTURNA

Se você já conhece a estrutura de um fio de barba, deve saber que ele é cheio de pequenas cutículas envolta dos fios. Se você ainda não sabe, observe essa foto para entender como realmente é o fio dela. Tendo conhecimento sobre a estrutura dela é hora de saber que quanto mais desidratada e desnutrida ela estiver, mais essas cutículas estarão arrepiadas, gerando assim frizz e a sensação de barba crespa, grossa e dura.

Produtos

Para hidratar a sua barba e mantê-la alinhada, lisa e mais asseada possível, o melhor produto que você pode usar é o Balm. Ele nutre e hidrata a sua barba, deixando ela com aspecto macio e saudável de forma natural e ainda tem um leve aroma que pode te ajudar a ganhar pontos na hora do encontro.

A noite é da barba

Cuidar da barba a noite ajuda muito no processo de nutrição e hidratação dela, isso porque durante o dia você fica exposto a muitos atritos com ela, como: poluição, poeira, fumaça, resíduos de alimentos, sua própria mão (ninguém resiste a uma massagem de vez em quando não é mesmo?), tudo isso pode ir tirando os produtos que você passa pela manhã e isso faz com que ela não receba a quantidade ideal de nutrição e hidratação durante o dia. Recomendamos que você tire alguns minutos para hidratar a sua barba pelo menos uma hora antes de dormir, esse tempo será suficiente para a sua barba receber devidamente toda nutrição e hidratação ideal para se manter forte e saudável. Enquanto você dorme o balm faz todo o trabalho que sua barba precisa.

Vitaminas

Outra boa dica é ingerir vitaminas na parte da noite ao jantar, principalmente as vitaminas do complexo B, pois têm influência no crescimento da sua barba pelo mesmo motivo da hidratação noturna. Enquanto você está dormindo, seu corpo estará em repouso, gastando menos energia e executando suas principais atividades com mais eficiência, então ao ingerir vitaminas a noite, sua barba receberá mais vitaminas e as absorverá com mais eficácia. Isso fará com que sua barba
cresça mais rápido do que o normal.

COMO USAR ÓLEO PARA BARBA

Deixar a barba crescer não é apenas abandonar a lâmina e deixá-la crescer a vontade, quando ela chegar há um determinado tamanho, você precisa começar a cuidar dela para que ela não pareça mais com pelos de uma vassoura do que de barba, e existem muitos produtos que ajudam você a ter uma barba bacana e limpa. Os pelos da barba geralmente são diferentes dos pelos de todo o resto do seu corpo. Existem muitos exemplos de homens com cabelo fino, mas que têm a barba mais grossa e crespa, ou vice-versa. A tendência é que quando a sua barba crescer, ela começa a ficar desgrenhada, com frizz e ressecada, quanto maior é a barba mais quebradiça e seca ela tende a ser, é por isso que você deve usar o óleo para barba. Agora veja quais são os principais motivos para você usar óleo para barba.

Hidratação + nutrição

Ele é responsável por dar a hidratação que a sua pele não consegue dar ao pelo de forma natural. Quanto maior o pelo, mais hidratação ele vai precisar e a sua não consegue acompanhar essa necessidade no mesmo ritmo de crescimento da barba.

Barba saudável

Antes de mais nada, o óleo é composto por minerais e vitaminas que ajudam a dar mais vida a sua barba, deixando ela com mais brilho e mais macia. As vitaminas vão dar uma acelerada no crescimento da sua barba, deixando ela mais cheia e volumosa.

Menos caspa

O óleo também ajuda no combate à caspa na sua barba. Muitos homens que não cuidam da sua barba tendem a ter caspa e se não tratar, a caspa pode até gerar queda dos fios da sua barba. A função do óleo é proteger os fios da poeira, poluição, fumaça e farelos de comida. Todas essas coisas são terríveis para a barba e quanto mais suja ela estiver maior vai ser a chance dessa sujeira regar caspa na barba, por isso a proteção do óleo é muito importante.

Cheiro bom

Os óleos para barba geralmente vem com um leve aroma perfumado que dará um UP no seu visual. Ele não tem cheiro muito forte e não vai brigar com o seu perfume, mas quando aquela paquera chegar perto da sua barba para acariciá-la ou beijá-lo sentirá o leve aroma do óleo e você só ganhará mais pontos.

CASPA NA BARBA

Apesar de não ser tão comum quanto no cabelo, a caspa na barba existe e afeta muitos homens barbudos e pode ser muito prejudicial para a saúde da sua barba. O que pode causar caspa na barba? Oleosidade, pele seca, sujeira, fungos e bactérias são alguns dos principais causadores da caspa na barba. O pelo da barba é mais ressecado e grosso, a medida que a barba cresce a sua pele não consegue hidratar o pelo por inteiro, isso significa que quanto maior a barba, mais ressecada ela tenderá a ser. Os flocos de caspa na barba são levemente diferentes das do cabelo, os principais sintomas são vermelhidão, irritação e uma leve descamação dos fios. Outro motivo para a caspa na barba são os resíduos de células mortas que sairiam em uma lavagem normal em um rosto sem barba, mas que acabam ficando presas.

Como evitar a caspa na barba

Pelo menos uma vez por semana, use um sabonete ou uma pedra esfoliante no seu rosto, isso servirá para remover a sujeira mais profunda na sua pele e diminuir a oleosidade e gordura na sua barba.

Proteja ela duas vezes por dia com um óleo e ele a protegerá do acúmulo de sujeira. Hidrate pelo menos uma vez por dia com o Balm, ele irá dar vitaminas e nutrientes que a sua barba precisa para ficar saudável e forte.

Lave a sua barba pelo menos três vezes por semana com um shampoo de barba. Atenção: o shampoo de cabelo normal é um grande vilão para a sua barba, porque o sal e outras químicas nesses produtos prejudicam muito ela, use apenas um shampoo específico para a barba e, se você não tiver shampoo de barba, pode usar um shampoo de bebê, isso porque o PH de shampoo de bebê é muito baixo e não tem sal nem químicas pesadas que agridem a sua barba, ele irá limpá-la de forma saudável.

Seque sua barba sempre depois do banho e da piscina ou mar é indispensável que você seque muito bem a sua barba pois uma grande umidade na barba pode ser um causador de caspas, dependendo do tamanho da sua barba apenas a toalha não será suficiente para secar ela por completo, se sua barba tiver mais de três centímetros de comprimento, o ideal é que você use um secador de cabelos para secar muito bem a sua barba e evitar a proliferação de fungos e caspas pelo excesso de umidade.

CUIDADOS COM A BARBA NO INVERNO

Se você chegou até aqui já deve saber a importância da hidratação para a sua barba se manter bonita, saudável e nutrida para crescer forte e saudável. É.. o inverno está chegando, amigo. É na estação mais fria do ano que nossa querida barba ganha mais uma função, além da beleza natural, ela serve para nos proteger do frio, ela age como uma proteção natural do seu rosto contra o frio e o vento. Mas, junto dos benefícios de manter uma barba grande no inverno há também a necessidade de cuidados com ela.

ÁGUA QUENTE

O pensamento lógico no inverno é que quanto mais frio, melhor vai ser o banho mais quente, correto? Errado! O calor é o inimigo número 1 da nossa barba. Isso porque quanto maior for a temperatura da água, mais o calor retira da pele os óleos que você rege de forma natural no rosto, causando a desidratação e frizz. O ideal é usar a água fria, mas se você não é adepto ao banho gelado no inverno, há outras soluções. Você pode deixar a água morna ou mesmo lavá-la na pia antes ou depois do banho, evitar o contato de água quente diretamente nela já ajuda muito. Mas se ainda sim você não resiste aquele banho fervendo, esteja pronto para gastar um pouco a mais com óleos próprios para a região, pois quanto mais desidratada, mais óleo você precisará passar.

SEQUE BEM ESSA BARBA

Você já sabe que ela molhada pode causar caspa, fungos e bactérias. Com o inverno, as baixas temperaturas e com menos sol durante o dia, você precisará ter cuidado redobrado com a umidade dela para não sofrer com as consequências mais tarde. Reserve uma toalhinha de rosto apenas para secá-la diariamente e se ela for grande pode usar um secador de cabelo para garantir que ela esteja seca, mas cuidado com o uso excessivo do secador por causa do calor, de preferência opte por um secador de cabelos que tenha a função de vento frio.

HIDRATE. E HIDRATE DE NOVO

O uso de produtos para a barba nessa época do ano é maior, então prepare o bolso se quiser ter um barbão de boa aparência. Usar um condicionador próprio após o  shampoo é um bom primeiro passo. Os condicionadores têm a carga eletrostática oposta à do shampoo e selam as escamas deixando os fios mais macios e controlados.

ALIMENTOS PARA A BARBA CRESCER

1. Espinafre

Primeiramente, a gente tem quase certeza que o Brutus roubava o espinafre do Popeye, porque não é possível aquele velho marinheiro não ter um fiapo de barba. Mas a verdade é que essa folha verde é riquíssima em nutrientes, como vitamina A e B, ferro e cálcio, que são ótimos para equilibrar o organismo e proporcionar mais saúde aos tecidos, incluindo a pele. Dessa forma, o espinafre é abundante em antioxidantes capazes de acalmar até os caras mais nervosos que você conhece. Logo, como já dissemos acima, o estresse não contribui em nada para o crescimento da barba.

2. Ovos

Decerto os ovos também têm lugar certo na nossa lista de alimentos para crescer barba! Primeiro, por serem uma verdadeira “bomba” de proteína. Segundo, por contarem com um nutriente infalível para motivar o organismo a dar uma forcinha nos pelos: a biotina! Para se ter noção, alguns shampoos antiqueda utilizam essa mesma vitamina em suas composições, tamanho o efeito que ela tem no fortalecimento dos fios.

3. Uva passa

Você nunca mais vai reclamar de sua mãe colocar uvas passas em todas as comidas de Natal. Afinal, a uva, quando desidratada, concentra ainda mais nutrientes do que a fruta natural, em especial um elemento chamado boro. Assim, quem é atleta certamente já ouviu falar dele e de sua importância para o organismo, já que estimula a produção de testosterona, o hormônio masculino que meio que dita as regras do nosso corpo, incluindo, claro, o crescimento da barba.

4. Salmão

Na verdade, todo peixe é aliado da barba, mas o salmão se supera! De fato esse nosso camarada de carne avermelhada ostenta níveis surreais de vitamina B, proteína e Ômega 3, que tanto se fala naqueles comerciais de complementos alimentares, sabe? Pois é, só de incluir esse peixinho nas refeições diárias seu organismo já começa a reagir de forma diferente com o tempo. Dessa forma, tanto a pele como os cabelos certamente terão benefícios!

Enfim, esses são quatro alimentos para crescer os pelos do rosto que podem ajudar muito na sua “formação” de lenhador. Mas, claro, não basta pegar todos eles, bater no liquidificador e pronto: virei barbudo! São complementos de cuidados contínuos que devem ser somados a práticas saudáveis, ao uso correto de cosméticos (de qualidade) e a tratamentos específicos. Por fim, mude os hábitos e cuide bem da barba que logo logo verá os resultados!

Foto Destaque: Divulgação/Getty Images

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *