Skip to content

Procedimentos para cuidar das mãos e rejuvenescê-las

As mãos, assim como o pescoço, são áreas do nosso corpo que raramente escondem a idade. Quem já não reparou em pessoas com rostos lindos e bem cuidados, mas quando olhamos para as mãos… Que susto!

Muitas pessoas se esquecem dos cuidados com as mãos e elas “falam” tanto quanto nossa boca. Gesticulamos, apontamos, levamos com ela o alimento para a nossa boca, seguramos copos e taças de champanhe, assim elas participam muito do nosso dia a dia. Então, merecem todo o nosso cuidado e carinho.

As mãos também sofrem com o processo de envelhecimento, assim a sua pele fica mais flácida, manchada, o dorso apresenta, com o passar do tempo, uma diminuição de gordura, revelando os tendões e veias, dando um aspecto senil. Mas existem tratamentos para torná-las mais jovens e bonitas. Esses tratamentos podem ser associados ou não, dependendo da necessidade de cada caso.

Uso constante de protetor solar. Muitos passam no rosto e esquecem pescoço, colo, braços e mãos.

Peelings – são ácidos com propriedades de renovação da pele e para retirar as manchas.

Praticamente todos os peelings que são feitos no rosto podem ser feitos nas mãos. Um dos peelings mais usados é a pasta de ATA (ácido tricloroacético – que pode ser líquido ou em pasta) que garante uma distribuição homogênea na região a ser tratada. O resultado é uma descamação da área, promovendo uma renovação celular e o clareamento da mão.

Lipoenxertia: enxerto de gordura para as mãos Indicação: mãos flácidas, ossos aparentes, veias e tendões visíveis

Anestesia: local ou troncular (bloqueio dos nervos que vão para as mãos)

Duração: aproximadamente uma hora em ambas as mãos

Internação: Day hospital (paciente faz o procedimento e vai embora para casa)

Tem como inconveniente pós-operatório desta região e a necessidade de aspiração de gordura de outro local. A gordura implantada pode ser reabsorvida em parte (40 a 60%), mas sempre é bom lembrar que parte da gordura vai persistir, conferindo aparência melhor do que estava antes do procedimento.

Bioplastia das Mãos

A bioplastia das mãos feita no próprio consultório, com anestesia local. Através de uma pequena cânula é introduzida uma substância que devolverá o volume perdido nas mãos. A substância a ser utilizada poderá ser o acido hialurônico ou o PMMA(polimetilmetacrilato). O efeito é imediato, tirando o aspecto de mão envelhecida, com veias e ossos aparentes. O aumento do volume também melhora a flacidez das mãos.

Estimulante de colágeno local – Sculptra

Consiste em uma substância que induz a formação de colágeno local, melhorando a qualidade da pele, diminuindo a flacidez, dando um aspecto mais jovem. São feitas três sessões, uma a cada mês. O efeito não é imediato como o do preenchimento, mas dá um resultado satisfatório.

Laser de Infravermelho – Laser Titan, Nir, Tight-Skin

O laser de infravermelho atua estimulando a formação de colágeno local, melhorando a flacidez, o aspecto craquelado e deixando as mãos mais sedosas e com aspecto mais jovem.

Laser para manchas

O laser de CO2 fracionado, a luz pulsada, é um procedimento indicado para o tratamento das manchas da mão causadas pelo envelhecimento e exposição solar. As manchas podem ser retiradas ou amenizadas melhorando o aspecto delas. Após as sessões de laser é indicado o uso de luvas de proteção para evitar a exposição solar e assim ter um resultado mais satisfatório. São realizadas pelo menos três sessões com intervalo mensal entre as sessões.

Algumas dicas para retardar o envelhecimento das mãos

1- Uso constante de protetor solar. Muitos passam no rosto e esquecem pescoço, colo, braços e mãos.

2- Se manipular produtos químicos, use sempre luvas.

3- Usar hidratantes nas mãos, de preferência, sempre após lavá-las.

4- Tudo que usar no rosto, menos a maquiagem, poderá ser usado nas mãos.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *