Esses alimentos podem estar deixando o seu cabelo mais fraco e propenso à queda
Ter uma pele linda, saudável e firme não é uma tarefa nada fácil. Sabemos bem disso. Assim sendo, um grande liado para quem quer ter melhores resultados, o colágeno é um grande aliado. Se trata de algo produzido pelo organismo e também pode-se encontrá-lo em alimentos.
Dessa forma, o Blog da UnicPharma separou as melhores dicas sobre essa substância.
O que é o colágeno?
O colágeno é uma substância essencial para a firmeza dos tecidos do nosso corpo. E provavelmente você já ouviu falar sobre essa proteína ou até mesmo a consumiu de alguma forma. Afinal, é bastante comum vermos produtos de beleza e suplementos alimentares com colágeno na composição.
Quando esta proteína está em falta no organismo, especialmente na região cutânea, conseguimos perceber a olho nu. Isso porque a pele fica desidratada e começam a surgir rugas e linhas de expressão. As unhas e cabelos também são afetados, pois tendem a ficar mais fracos e quebradiços.
Onde ele está presente?
O colágeno está presente em praticamente todas as partes do nosso organismo: na pele, nos tendões, nos ossos, nos dentes, nos vasos sanguíneos, no intestino e nas cartilagens. O colágeno corresponde em torno de 30% da proteína total do nosso corpo, sendo 6% do nosso peso corporal. Então, ele é muito importante para nossa existência.
O colágeno é constituído na matriz extracelular dos nossos tecidos conjuntivos, e é sintetizado pelo nosso próprio corpo, dentro das células – principalmente através dos fibroblastos e condroblastos, que são as células que o produzem. Depois, ele é exportado para fora da célula, para dar sustentação à nossa pele e aos nossos órgãos.
A função no organismo
Existem três tipos de colágeno e cada um deles tem uma função específica. O tipo 1, mais conhecido como colágeno hidrolisado, corresponde a 90% do nosso colágeno e está presente, principalmente, na pele, nos ossos, nos tendões, nas cartilagens e até mesmo no nosso cabelo e nas unhas.
Já o colágeno tipo 2 é encontrado, especificamente, nas cartilagens elásticas, como as articulações e as juntas. Por fim, o tipo 3 dá suporte para a estrutura muscular, nos órgãos e nas artérias, na parte mais vascular. O colágeno tem diversas funções no nosso corpo, que vão depender do tipo e de onde ele está localizado.
Perda conforme a idade
A partir de uma certa idade, esse processo de produção do colágeno começa a diminuir. E também há relação com fatores genéticos e ambientais relacionados ao nosso estilo de vida, como tabagismo, ingestão de álcool, alimentação, sedentarismo e estresse. A Associação Brasileira de Dermatologia diz que a síntese de colágeno intracelular começa a diminuir a partir dos 25 anos, dependendo dos nossos hábitos.
De acordo com especialistas, outro ponto importante é que as mulheres produzem menos colágeno do que os homens. Estudos comprovam que no período da menopausa a velocidade de perda dessa proteína é aumentada, chegando a atingir 30% nos primeiros cinco anos.
Tipos de colágeno
Mais de 20 tipos de colágeno são encontrados no corpo, de acordo com um artigo publicado na revista científica Advanced Drug Delivery Reviews. A estrutura e a função do colágeno são determinadas pela sequência dos aminoácidos. Em alguns tecidos, como órgãos, o colágeno pode ter a forma de um gel. Além disso, em outros, como os tendões, o colágeno vem como fibras apertadas para fornecer a resistência.
Onde conseguir obter colágeno
O colágeno é um produto de origem animal, e é basicamente extraído da pele, cartilagens e tendões de aves, suínos e bovinos. Dessa maneira, há um processo de agregação de água ao colágeno animal, chamado de hidrólise, obtendo-se assim o colágeno hidrolisado, em forma de pó branco.
Benefícios
Assim como já dito, o colágeno tem inúmeros benefícios, como:
- Fortalecimento de unhas frágeis
- Maior resistência, espessura, crescimento e brilho aos cabelos
- Mais tônus e hidratação à pele
- Redução da flacidez cutânea (pele)
- Prevenção e tratamento de dores articulares, artrose e osteoporose.
O colágeno vem sendo utilizado para minimizar a ocorrência de lesões na terceira idade, pois mantém o tecido articular mais hidratado e elástico. Ele também pode prevenir lesões em atletas. Diversos estudos realizados na Europa e nos Estados Unidos atestam esses benefícios.
Colágeno hidrolisado
O colágeno hidrolisado é composto por 90% de proteína, 2% de sais minerais, e 8% de água. Sua classificação é descrita como uma proteína comestível e seus principais aminoácidos são prolina e lisina, responsáveis pela síntese de colágeno endógeno com a ajuda de alguns cofatores, citados abaixo.
Assim, ele é isento de gordura, colesterol e carboidratos. Além de tudo, é uma proteína de fácil digestão e assimilação devido ao processo de hidrólise, com inúmeras indicações tanto na área de saúde como nos cuidados com a beleza da pele, cabelos e unhas.
Dessa forma, dose recomendada é de dez a vinte gramas diárias (1 a 2 colheres de sopa) de colágeno hidrolisado diluído em meio copo de suco, leite ou iogurte. Assim, uma forma muito prática é a apresentação em balas tipo goma, que contêm colágeno associado ao óleo de coco, garantindo um benefício duplo. Os primeiros efeitos podem ser notados após dois a três meses de consumo diário. O colágeno hidrolisado é um alimento e não há nenhuma restrição ou contraindicação, nem limite de tempo para o seu uso.
O corpo produz colágeno
Existem nutrientes que ajudam o corpo a sintetizar e a preservar o colágeno por diversos caminhos metabólicos, agindo como cofatores. Para isso é preciso consumir alimentos ricos em lisina, ômega 3, vitamina A, enxofre, licopeno e vitamina C.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments