Skip to content
óleo de abacate

Nos dias de hoje, há uma ampla diversidade de produtos que são aliados para promover a saúde e têm uma notável versatilidade, abrangendo desde opções para uma alimentação saudável até cuidados cosméticos. Um exemplo exemplar disso é o óleo de abacate, que não só é rico em nutrientes essenciais, mas também pode ser utilizado para diversas finalidades em nossa vida cotidiana.

Esse óleo conta com diversos benefícios – e é sobre isso que o Blog da UnicPharma quer falar. Neste artigo, separamos mais informações sobre o óleo de abacate, seus benefícios e como você pode usá-lo! Confira tudo a seguir!

Para que serve o óleo de abacate?

Também conhecido como “avocado oil”, este produto é notável por sua excepcional versatilidade, pois é valioso tanto como um cosmético quanto como um ingrediente culinário. Do ponto de vista da beleza, o óleo de abacate pode ser aplicado no rosto, no cabelo e na pele. Dessa forma, isso proporciona uma gama de benefícios, tudo isso sem a presença de aditivos químicos em sua composição natural.

Além disso, ele se revela um excelente substituto para o óleo de cozinha convencional, graças à sua rica concentração de ácido oleico, uma gordura monoinsaturada. Essa característica auxilia no aumento dos níveis de HDL, conhecido como “colesterol bom”, enquanto contribui para a redução dos índices de LDL, o “colesterol ruim”.

Diferença para o azeite de abacate

O azeite de abacate apresenta algumas diferenças em relação a outros óleos vegetais, como o azeite de oliva e o óleo de soja, mas também compartilha algumas semelhanças. Entre as diferenças estão:

  • Origem: o azeite de abacate é obtido a partir da polpa do abacate, enquanto o azeite de oliva é extraído das azeitonas e o óleo de soja é produzido a partir da soja;
  • Sabor: o azeite de abacate tem um sabor suave e levemente frutado, diferente do sabor mais característico do azeite de oliva;
  • Perfil lipídico: o azeite de abacate possui um perfil lipídico que inclui predominantemente ácidos graxos monoinsaturados, especialmente o ácido oleico. O óleo de soja, por outro lado, é rico em ácidos graxos poliinsaturados, como o ácido linoleico.

Enquanto isso, as principais semelhanças são:

  • Saúde: tanto o azeite de abacate quanto o azeite de oliva acabam sendo considerados saudáveis devido ao seu conteúdo de ácidos graxos monoinsaturados, que são benéficos para a saúde cardiovascular;
  • Estabilidade em altas temperaturas: o azeite de abacate, como mencionado, é conhecido por sua estabilidade em altas temperaturas, o que o torna uma boa opção para cozinhar. O azeite de oliva também possui essa característica, sendo adequado para métodos de cozimento de calor moderado;
  • Nutrientes: ambos, azeite de abacate e azeite de oliva, contêm antioxidantes e outros compostos bioativos que podem contribuir para benefícios à saúde, como a redução do risco de doenças cardíacas.

Benefícios

Extraído da polpa do abacate, esse óleo é conhecido por:

  • Perfil Lipídico Saudável: é uma excelente fonte de ácidos graxos monoinsaturados, especialmente o ácido oleico, que contribui para a saúde cardiovascular, ajudando a reduzir o colesterol LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom);
  • Antioxidantes: rico em antioxidantes, como a vitamina E, que combatem os radicais livres no corpo, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce e danos celulares;
  • Saúde do coração: seu consumo regular pode ajudar na redução do risco de doenças cardíacas, como hipertensão arterial e aterosclerose;
  • Controle do apetite: os ácidos graxos monoinsaturados podem promover sensação de saciedade, auxiliando no controle do apetite e na gestão de calorias;
  • Absorção de nutrientes: as gorduras saudáveis no óleo de abacate ajudam na absorção de nutrientes lipossolúveis, como vitaminas A, D, E e K, quando consumidas com alimentos;
  • Redução da inflamação: estudos indicam que o óleo de abacate pode contribuir para a redução da inflamação no corpo, auxiliando na prevenção de doenças crônicas.

Ótima opção para pele e cabelo

A aplicação do óleo de abacate na pele e no cabelo oferece inúmeros benefícios. Como mencionado anteriormente, o abacate e seu óleo são altamente enriquecidos com vitaminas e aminoácidos que desempenham um papel vital na manutenção da hidratação e na saúde dos fios de cabelo e da pele.

No que diz respeito aos cabelos, o óleo de abacate atua como um repositor de vitaminas e lipídios, proporcionando hidratação, nutrição e fortalecimento dos fios, reduzindo sua quebra e combatendo o frizz.

No entanto, é fundamental destacar a importância de consultar um dermatologista antes de usar o óleo. Afinal, embora seja um produto natural, pode haver riscos de alergias ou incompatibilidade com seu tipo de pele ou cabelo. A orientação de um profissional é essencial para garantir a segurança e a eficácia do uso do óleo de abacate em sua rotina de cuidados pessoais.

Como consumi-lo?

Vale enfatizar que o consumo de gorduras, mesmo aquelas consideradas saudáveis, deve ser praticado com moderação. Pode-se consumir o azeite de abacate puramente ou incorporado em molhos para temperar saladas. Além disso, você pode regar vegetais cozidos e ser usado em preparações quentes, como refogados e frituras, sem que exista qualquer alteração em sua estrutura química.

Portanto, não há motivo para preocupação; tanto a refeição principal do dia quanto uma simples salada noturna podem se beneficiar da adição do óleo de abacate. A chave está em monitorar a quantidade para garantir que esteja de acordo com suas necessidades dietéticas específicas.

Qual a quantidade ideal?

Como em muitos aspectos da vida, a moderação é fundamental ao incorporar o óleo de abacate em sua dieta. Embora traga diversos benefícios à saúde, é importante lembrar que o azeite de abacate é uma fonte calórica de gordura. Portanto, consuma-o com parcimônia. No entanto, acaba sendo essencial prestar atenção à porção adequada para aproveitar seus benefícios sem exagerar.

Para obter os benefícios à saúde sem excessos, recomendamos incluir duas colheres de sopa de óleo de abacate em sua rotina diária. Essa quantidade acaba sendo mais do que suficiente para enriquecer suas refeições diárias com sabor e benefícios à saúde.

Posso fazer o óleo de abacate em casa?

Sim, a ótima notícia é que é viável produzir óleo de abacate em casa. Embora seja um processo manual, requer apenas um pouco de tempo. Você pode obter o óleo da casca do abacate ao espremê-la com firmeza e repetidas vezes, garantindo que aproveite todo o seu conteúdo bruto. Em seguida, basta coar o líquido para eliminar qualquer resíduo da casca e armazená-lo para uso posterior.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *