Se você notou que depois de comer certos alimentos, você tem coceira…
Mais uma da soja: ela combate falta de ar
A relação é inusitada. Mas já chama a atenção dos médicos: o consumo regular de soja ajuda na recuperação de pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. A descoberta acaba de ser feita por pesquisadores da Austrália e publicada na revista científica Respiratory Research.
Os médicos acompanharam os sintomas da doença em mais de 270 pacientes, com idades entre 50 e 75 anos e diagnóstico realizado nos últimos quatro anos. Também participaram do estudo 340 pessoas sem o problema nos pulmões.
Os participantes foram divididos segundo o consumo da leguminosa: um grupo ingeriu 60 gramas diários da leguminosa contra 45 gramas da outra turma. E os sintomas da DPOC diminuíram entre as pessoas com a ingestão mais elevada. Os resultados positivos também foram observados com a ingestão regular de tofu e de broto de feijão: os alimentos trouxeram o alívio de todos os sintomas da doença, especialmente da falta de ar.
Benefícios conhecidos
Enquanto os especialistas quebram a cabeça para entender a relação entre a soja e a saúde dos pulmões, a nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella, lembra que já existem muitas razões conhecidas para incluir a leguminosa na sua dieta:
– Ameniza as ondas calor na menopausa: o efeito é causado pelas isoflavonas, substâncias contidas no vegetal e similares ao estrógeno (hormônio cuja produção decai nesta fase)
– Previne a osteoporose: o benefício também está relacionado às isoflavonas. Mas não é só isso: a soja também é rica em cálcio, mineral que fortalece os ossos.
[…] do climatério) e contribuem para a manutenção do equilíbrio hormonal. Três colheres de sopa de soja cozida ou uma fatia de tofu equivalem a 50 miligramas de isoflavonas, quantidade diária mínima […]