Skip to content

Alimentação da mulher que amamenta altera sabor do leite

Alguns minutos são suficientes para que os alimentos consumidos pela lactante dêem um gostinho a mais ao leite que o bebê ingere. A afirmação de que o sabor das refeições da mãe em fase de amamentação é transferido para o leite dos pequenos é feita por estudiosos da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.

Em um estudo publicado pela revista New Scientist, os pesquisadores pediram que 18 mulheres fornecessem amostras de leite materno antes e depois de consumirem cápsulas com sabores diversos.

Entre os resultados, o sabor de banana se destacou, podendo ser detectado por até uma hora depois do consumo da mãe. Ainda de acordo com o experimento, os sabores de alcaçuz e sementes de cominho atingiram o máximo de concentração no leite materno, em uma média de duas horas após o consumo.

Outra questão apontada pelos cientistas é que os sabores de frutas não-cítricas têm menos influência no gosto do leite materno, enquanto os elementos químicos presentes na cenoura e nas frutas cítricas produziram alterações mais notáveis.

Os resultados sugerem ainda, que as variações de sabores do leite materno podem contribuir para a aceitação do bebê a novos sabores. Por outro lado, os estudiosos ressaltam que as lactantes não precisam ter uma preocupação excessiva com os alimentos que levam ao prato, já que os sabores deles desaparecem rapidamente. Na maioria dos casos, o gosto do leite foi alterado por apenas algumas horas.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *