Skip to content

Açúcar deve ser consumido com moderação

Açúcares das frutas oferecem maior saciedade e evitam hipoglicemia

Você já sabe: tudo o que é demais faz mal. E esse princípio pode ser perfeitamente empregado na alimentação, especialmente no caso do açúcar.

A endocrinologista Cláudia Cozer, da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), diz que o excesso de consumo de açúcar pode acarretar no surgimento de diabetes, gordura no sangue, cáries e elevação dos triglicérides.

Sem contar que o açúcar refinado é rico em calorias, mas não possui nenhum benefício do ponto de vista nutricional: é pobre em proteínas, vitaminas e minerais.

Além disso, o consumo exagerado pode interferir de forma negativa em funções metabólicas essenciais. “O açúcar drena e consome gradativamente as vitaminas do complexo B e os minerais como o cálcio, fundamental para a formação dos ossos”, afirma a nutricionista Márcia Curzio.

O açúcar é a base dos carboidratos e há dois diferentes tipos deles, classificados como complexos e refinados. Os complexos (açúcares das frutas) têm uma digestão mais lenta e gradativa, oferecem maior saciedade e evitam hipoglicemia por excesso de liberação de insulina pelo pâncreas. Já os refinados, quando em excesso, podem disparar o aparecimento de todos os males citados.

Agora você conhece mais um motivo para substituir aquele doce pesado da sobremesa por uma variedade de frutas. Além de serem mais saudáveis, elas podem ajudar a superar a briga contra a balança.

Doce opção

Então, da próxima vez que você for adoçar o seu café, por exemplom, que tal optar pelo açúcar mascavo? Ele nada mais é do que o açúcar em seu estado primitivo. Por não passar pelos mesmos processos químicos que o refinado, nele ainda ficam conservados alguns nutrientes como as fibras, as vitaminas e os sais minerais. Na contagem de calorias o açúcar moreninho também sai na frente: são 90 kcal contra 99 kcal do produto industrializado.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *