Entenda como o seu corpo indica uuma possível intolerância à lactose
Você provavelmente já ouviu o termo “superalimento” sendo muito divulgado na mídia e online. Mas o que exatamente é um superalimento e o que o torna tão incrível? Embora não seja exatamente um termo científico, os superalimentos geralmente incluem quaisquer alimentos totalmente naturais considerados mais ricos em nutrientes do que outras opções.
Aqui está o que os especialistas têm a dizer…
De acordo com a American Heart Association, embora não exista uma lista de superalimentos aceita mundialmente, a maioria dos nutricionistas e especialistas concorda que os superalimentos são geralmente considerados ótimos para o coração e para a saúde geral quando integrados a uma dieta balanceada.
Então, como as uvas se enquadram na família dos superalimentos?
Os benefícios das uvas para a saúde começam logo na casca, onde contêm fitonutrientes – produtos químicos vegetais que contêm compostos que previnem doenças. Depois, os benefícios para a saúde estendem-se à variedade de polifenóis da fruta, poderosos antioxidantes que combatem uma grande variedade de cancros, doença de Alzheimer e doenças cardíacas. Os benefícios dificilmente param por aí. Veja como a humilde uva pode ajudar essas seis áreas do seu corpo.
1. Rejuvenesce a pele
Cheias de vitamina C e antioxidantes, as uvas podem ajudar a revitalizar a pele. Na verdade, eles podem até proteger a pele da radiação ultravioleta causadora de câncer e dos radicais livres que podem, em menor escala, causar rugas e manchas escuras. A vitamina C adicionada é necessária para que a pele forme colágeno, o que ajuda a dar ao rosto aquela firmeza jovem.
2. Beneficia o cérebro
O resveratrol é um benefício das uvas para a saúde que continua a impressionar! Estudos da Universidade da Suíça constataram que o composto ajuda a combater placas e radicais livres que podem prejudicar o cérebro e potencialmente causar o mal de Alzheimer. Também ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que aumenta a sua destreza mental.
3. Aumenta a energia
Os carboidratos complexos encontrados nas uvas podem fornecer um impulso energético muito necessário. Frequentemente apreciadas pelos corredores, as uvas são conhecidas por quem sabe como uma fonte de energia quase instantânea. São o lanche pré-treino perfeito!
4. Promove um coração saudável
Os benefícios das uvas para a saúde se estendem ao coração (e é por isso que muitas pessoas dizem que o vinho tinto é saudável para o coração!). Para ir direto ao ponto, as uvas contêm polifenóis que suprimem a aterosclerose. O que é aquilo? Apenas um termo sofisticado para um tipo de doença cardíaca que resulta do acúmulo de colesterol nas paredes das artérias do coração e do cérebro – não adianta!
5. Ilumina os olhos
A vitamina A e a luteína encontradas nas uvas podem melhorar a saúde ocular. Embora você provavelmente esteja familiarizado com a vitamina A, talvez não esteja tão familiarizado com a luteína. Esta é uma substância encontrada também em uma variedade de vegetais e é coletada pelas retinas como um meio de se protegerem contra os radicais livres, que podem causar estresse, danos e degeneração desnecessários. De acordo com um estudo liderado por pesquisadores do Bascom Palmer Eye Institute da Universidade de Miami, as uvas também podem ajudar a combater doenças oculares.
6. Fortalece os Ossos
Por último (mas certamente não menos importante), o manganês é um benefício das uvas para a saúde que ajuda a fortalecer os ossos. O que é manganês? Na verdade, é um mineral que já ocorre em nossos corpos em pequenas quantidades. Contribui para ossos saudáveis (permitindo que o corpo absorva melhor o cálcio e também criando enzimas essenciais para construir ossos), mas também estimula o metabolismo, regula os hormônios e normaliza o açúcar no sangue.
Então, pronto para incluir algumas uvas em sua dieta? Você nunca mais duvidará do poder desses pequenos superalimentos!
Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527
This Post Has 0 Comments