Skip to content
queda cabelo

O cabelo cair é algo natural e que faz parte do ciclo do crescimento dos fios. Dessa maneira, é normal nem notar que perder de 60 a 100 fios de cabelo por dia. Contudo, quando é de forma excessiva pode ser preocupante. Isso pode ser causada por estresse, má alimentação, anemia ou alterações hormonais. Confira as 5 principais causas:

Excesso de estresse e ansiedade

O excesso de estresse e ansiedade podem causar um desequilíbrio hormonal do cortisol – um hormônio relacionado ao estresse. Este, quando em níveis aumentados, pode provocar a queda excessiva do cabelo. Além disso, o estresse a ansiedade também podem afetar a digestão e a absorção de nutrientes do corpo. Sendo assim, há um desequilíbrio de vitaminas e nutrientes essenciais para o crescimento dos fios.

Alimentação pobre em nutrientes

Uma alimentação com poucos nutrientes, vitaminas e minerais pode ser uma das causas do cabelo cair excessivamente. Dessa forma, o zinco, proteínas, ferro e vitaminas A e C são fundamentais para ajudar no crescimento e fortalecimento capilar. Assim, é fundamental uma dieta balanceada e rica, com carnes magras, queijo, leite e frutas – tudo de acordo com orientação do nutricionista.

Menopausa ou andropausa

A menopausa é a interrupção da menstruação por conta do processo natural de envelhecimento da mulher. Assim, o ovário deixa de produzir estrógeno. Enquanto isso, a andropausa é a menopausa masculino, onde os testículos diminuem a produção de testosterona. Dessa forma, provoca uma alteração hormonal, fazendo com que o cabelo caia de forma mais frequente.

Anemia

A anemia é a carência de ferro. Esta também pode causa uma maior queda do cabelo, pois o ferro é um mineral essencial para a produção da hemoglobina – que carrega oxigênio nas células vermelhas do sangue para todos os tecidos do corpo, inclusive o couro cabelo. Dessa maneira, por receber menos oxigênio e nutrientes, pode causar o enfraquecimento e queda dos fios.

Uso de produtos químicos

Formol, alisantes ou tinturas também podem causar o enfraquecimento dos fios. Estes produtos químicos mexem com a estrutura dos fios, fazendo com que se tornem mais secos ou quebradiços, principalmente na raiz. Além disso, causam danos nas cutículas das madeixas, o que também pode aumentar a queda.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *