Como reconhecer sinais de problema na tireoide - Blog Unicpharma
Thyroid Cancer Checkup

Como reconhecer sinais de problema na tireoide

A tireoide tem formato de borboleta e fica localizada na parte da frente do pescoço. É uma das maiores glândulas do organismo e tem um peso aproximado de 15 a 25g. Sua produção de hormônios comanda uma série de funções, por isso, quando há um problema de tireoide, o corpo todo pode sofrer as consequências. Veja como reconhecer as alterações mais comuns.

Hipotireoidismo

Nessa disfunção, a tireoide não funciona corretamente, por isso, há diminuição da produção de hormônio e o metabolismo passa a trabalhar de forma mais lenta.

De acordo com o Ministério da Saúde, essa condição se manifesta com sintomas vagos como aumento de peso, dores musculares, cansaço, prisão de ventre, intolerância ao frio, ressecamento da pele e depressão.

A descoberta da doença ocorre após avaliação médica, que pode solicitar, quando necessário, a dosagem do hormônio no sangue. O tratamento é simples e envolve o uso de medicamentos e/ou hormônios específicos.

Hipertireoidismo

Nesse caso, o problema na tireoide é o contrário: ela trabalha demais e ocorre um excesso de hormônio. Isso leva à aceleração do metabolismo, com aumento do consumo de energia pelo corpo.

Como resultado dessa alteração, a pessoa fica mais acelerada, tem aumento de apetite e, apesar disso, emagrecimento. Podem ocorrer também suor excessivo, diarreia e aceleração dos batimentos do coração.

De acordo com os especialistas, a principal causa de hipertireoidismo é a doença de Graves: condição autoimune que também provoca alterações nos olhos, fazendo com que eles fiquem com aspecto de “saltados”.

A descoberta da doença, após avaliação médica, é confirmada por exames. Em geral, esse problema na tireoide é resolvido com o uso de medicamentos que vão baixar os níveis de hormônios no sangue.

Bócio

Geralmente, a tireoide não é percebida pela maioria das pessoas. Tanto que sua palpação só é realizada por pessoas treinadas. Quando o problema na tireoide é o bócio, ela aumenta tanto seu tamanho que, além de palpável pode se tornar visível. Existem diversas causas que explicam o aparecimento do bócio, incluindo hipotireoidismo, hipertireoidismo, gravidez e falta de iodo na dieta.

O principal sintoma é o inchaço da glândula, mas também podem ocorrer tosse, sensação de aperto na garganta e, em casos mais raros, dificuldade para engolir e respirar.

Mais uma vez, é a avaliação de um endocrinologista que faz determinar o diagnóstico desse problema na tireoide. Existem casos em que o bócio não precisa de tratamento, mas em outros podem ser necessários medicação ou cirurgia.

Câncer de tireoide

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, 95% dos casos em que se nota a presença de um nódulo na tireoide são benignos. Ainda que esse seja o principal sintomas do câncer de tireoide, esse é um tipo raro de doença.

Os sintomas só aparecem quando o câncer está em estágio avançado. Então, pode ocorrer rouquidão inexplicável, dificuldade para engolir ou para respirar. Uma avaliação médica cuidadosa pode ajudar a determinar a causa através de exames que podem incluir dosagem de hormônios no sangue, ecografia da tireoide e punção do nódulo.

Os tratamentos incluem cirurgia, terapia hormonal, iodo radioativo, radioterapia e, em alguns casos, quimioterapia.

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *