Skip to content

Unhas de porcelana: conheça as principais vantagens e indicações

Esculpida artesanalmente para garantir um encaixe perfeito, as unhas de porcelana conferem aspecto muito mais natural e bonito

As unhas de porcelana são unhas esculpidas artesanalmente para garantir que se encaixem perfeitamente nos dedos e que tenham um aspecto mais natural e bonito.

Mas, apesar do nome, elas não são feitas de porcelana. Os alongamentos que caracterizam as unhas de porcelana são feitos de pó acrílico e um líquido chamado Monomer, que é um catalisador que deve ser misturado com o pó acrílico para esculpir as unhas.

As unhas são finalizadas com perfeição e garantia de brilho e resistência, o que lhe dá um aspecto bastante parecido com o de cerâmica ? lembrando muito a porcelana.

Como as unhas de porcelana são aplicadas?

Para que as unhas de porcelana sejam aplicadas, primeiramente é necessário preparar as unhas naturais, cortando-as bem curtas e fazendo a higienização com um produto próprio para isso. Isso garante que não restem sujeiras embaixo das próteses, evitando, assim, o aparecimento de fungos e a proliferação de bactérias. Depois da higienização, as unhas devem ser polidas para remover a oleosidade natural, que pode dificultar a aderência das unhas de porcelana.

Na hora de aplicar a unha artificial, a pessoa pode escolher entre dois modelos possíveis:

  • Tips, que são extensores naturais das unhas, aplicadas somente na ponta do dedo
  • Moldes, que cobram totalmente a unha natural e são esculpidos para se ajustar perfeitamente nas mãos.

Mas, antes de as unhas de porcelana serem finalmente coladas, um produto de limpeza é aplicado sobre as unhas originais para evitar o surgimento de fungos. Por último, é só colar as unhas de porcelana e pronto.

Quanto tempo demora?

Basta somente uma sessão, de aproximadamente uma hora e meia, para que as unhas de porcelana sejam esculpidas e aplicadas.

Indicações das unhas de porcelana

As unhas de porcelana são indicadas para todas as pessoas que desejam fazer uso de unhas artificiais, mas que ao mesmo tempo queiram um acabamento mais natural e que se encaixe perfeitamente nos dedos.

Contraindicações das unhas de porcelana

Gestantes, pessoas com diabetes, menores de 14 anos, pacientes que estejam fazendo tratamento contra câncer e pessoas com micose nas unhas não são indicadas a fazer uso das unhas de porcelana.

Cuidados ao aplicar as unhas de porcelana

É fundamental fazer a higienização correta das unhas originais antes de aplicar as unhas de porcelana, retirando a cutícula e a oleosidade natural das unhas.

Como manter as unhas de porcelana sempre bonitas?

Após a aplicação, a unha de porcelana pode ser utilizada por até três meses, desde que as manutenções sejam feitas corretamente ? a cada 15 dias, pelo menos.

Se cair, posso colar novamente?

Não, uma vez que a unha de porcelana descola, não é possível colar novamente. Se ela cair, você deve retornar ao salão e repetir o processo do início.

Posso usar esmalte?

Pode sim, mas o esmalte deve ser passado depois que a unha de porcelana for aplicada. Recomenda-se, também, o uso de um topcoat antes da esmaltação para evitar o amarelamento da unha de porcelana.

Posso aplicar as unhas de porcelana em casa?

Algumas linhas específicas disponibilizam quites para você fazer sua unha de porcelana em casa, mas o ideal é sempre realizar o procedimento no salão, com uma pessoa devidamente capacitada para isso (manicures).

Possíveis complicações das unhas de porcelana

As unhas de porcelana não oferecerem grandes riscos para a saúde de quem a utiliza, somente para quem tiver alergia à alguma composição da cola de unha, usada durante a aplicação. Pessoas que tenham unhas naturais finas e frágeis também precisam ficar atentas a possíveis efeitos indesejados do uso de unhas de porcelana.

Aplicação constante é perigoso?

Aplicar unhas de porcelana constantemente não é necessariamente um problema, desde que elas sejam aplicadas e removidas corretamente.

Compare as unhas de porcelana com as unhas postiças comuns

A pessoa que desejar fazer uso de unhas de porcelana pode esperar por unhas postiças com aspecto muito mais natural do que os outros tipos, pois as de porcelana são feitas ?sob medida? para a mão da cliente.

Vantagens e desvantagens das unhas de porcelana

A principal vantagem da unha de porcelana é que ela tem o alongamento e o formato desejados pela cliente, sempre conferindo às unhas um aspecto bastante natural.

As unhas de porcelana são, também, a opção mais saudável entre as unhas postiças, pois não cria bolhas durante a aplicação e não há risco do surgimento de fungos e da proliferação de bactérias entre a unha de porcelana e a unha natural. Além disso, a secagem é muito rápida ? de aproximadamente cinco minutos.

Já a principal desvantagem é que, se a unha de porcelana for removida inadequadamente, ela pode danificar a unha natural. Por isso, a remoção precisa ser feita sempre por um profissional devidamente capacitado.

Quem pode aplicar as unhas de porcelana?

Somente um profissional devidamente capacitado pode aplicar as unhas de porcelana, embora algumas linhas de produtos já disponibilizem kits para aplicação caseira. Manicures são as profissionais mais indicadas para isso.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *