Como saber se tenho uma distensão abdominal? - Blog Unicpharma
Shutterstock 609418061

Como saber se tenho uma distensão abdominal?

Em geral, a distensão abdominal é causada pelo acúmulo de gases, líquidos e sólidos no local

A principal característica de uma distensão abdominal é um inchaço ou um aumento de volume na região do abdômen (que pode estar associado ou não a dor)
Assim, você consegue saber se está sofrendo com o problema apenas observando alterações dessa natureza no seu corpo.
Em geral, a distensão abdominal causa incômodo e é provocada pelo acúmulo de substâncias gasosas, líquidas e/ou sólidas.
As possíveis razões que podem levar ao quadro são bastante variadas: deglutição excessiva de ar, prisão de ventre, refluxo gastroesofágico, síndrome do intestino irritável, ingestão excessiva de alimentos, infecção por bactérias, doença celíaca, retenção de líquidos e até insuficiência pancreática.
É por conta dessas inúmeras causas que a avaliação médica se torna essencial, assim que se percebe uma distensão abdominal.
Vale ter atenção, ainda, se o problema vier acompanhado de náuseas, vômitos, azia, perda de apetite, perda ou ganho de peso sem motivo, dor abdominal, diarreia, fezes escuras e/ou com sangue.
Nesse caso, é importante que você procure um atendimento de emergência.
O tratamento para a distensão abdominal depende do diagnóstico preciso, feito a partir de avaliações clínicas e exames laboratoriais.
Não deixe de investigar as causas do problema: além de prejudicar a sua qualidade de vida, a distensão abdominal pode ser alerta de algo mais sério.

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *