Skip to content

O que é a diverticulite?

Diverticulite é uma inflamação intestinal que pode gerar sintomas bastante incômodos

Antes de tudo, vamos explicar o que são divertículos: pequenas bolsas que se formam na parede interna do intestino grosso.
A causa exata da formação de divertículos não é conhecida, mas se sabe que uma alimentação pobre em fibras e rica em alimentos refinados (arroz branco, pão branco, cereais matinais, bolachas) contribui para isso.
A presença de divertículos é chamada de diverticulose e tem como sintomas inchaço abdominal, cólicas, prisão de ventre e fezes endurecidas.
Tanto a força que se faz para evacuar quanto a entrada de fezes nos divertículos podem causar uma inflamação. Essa inflamação é a diverticulite.
Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento da diverticulite. Entre os principais estão idade superior a 40 anos, dieta pouco nutritiva, sedentarismo, obesidade e tabagismo.
Enquanto a diverticulose pode ser assintomática, a diverticulite tem sintomas sérios e que aparecem de repente como febre e calafrios, náusea e vômito, falta de fome e presença de sangue nas fezes.
Dependendo da intensidade desses sintomas, a diverticulite pede desde um tratamento específico orientado por um médico até uma internação para procedimentos hospitalares.
É essencial procurar atendimento médico assim que perceber sinais de que algo está errado com a saúde intestinal.
Se não for tratada corretamente, a diverticulite pode levar a problemas mais graves como forte dor abdominal, sangramento retal, ruptura no cólon, abscessos (bolsas de pus), estenose e fístula.
Além disso, a diverticulite pode dificultar o diagnóstico de câncer cólon e reto, e precisa de acompanhamento médico regular para que se evite crises.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *