Skip to content

Melão pode ajudar a combater o estresse

Cientistas sugerem que a fruta age na prevenção de danos dos radicais livres

O estresse do dia a dia pode ser combatido com um aliado natural: o melão. É o que sugere um estudo recente feito por cientistas franceses, publicado no Nutrition Journal. Os cientistas se basearam em estudos que apontaram relação entre o estresse e a oxidação celular. Segundo os pesquisadores, o melão é rico na substância SOD (superoxide dismutase), principal enzima de defesa antioxidante presente no organismo.

Durante o estudo, foram acompanhados setenta voluntários, com idades entre 30 e 55 anos, e que possuíam estresse diário e fadiga. Metade dos participantes tomou um suplemento dietético com base no suco concentrado de melão, enquanto a outra metade um placebo, uma vez ao dia, durante 4 semanas.

Os cientistas identificaram que o consumo do suco de melão, quando comparado ao efeito placebo, diminuiu sinais de estresse e fadiga apresentado pelo desempenho físico dos indivíduos (dores no corpo, por exemplo), além de problemas para se concentrar e de comportamentos (irritabilidade e atitudes agressivas). Segundo o estudo, esse efeito pode ser decorrente das propriedades antioxidantes que o melão possui, que previnem danos provocados por radicais livres em células e tecidos.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *