Descubra como o estresse pode afetar sua beleza - Blog Unicpharma
Estresse

O estresse é um dos principais problemas do mundo moderno. O cotidiano acelerado, as grandes pressões em vários aspectos da vida e o excesso de estímulos estão entre os responsáveis por ele. Mas você sabia que além de fazer mal para a saúde, o quadro prejudica a sua beleza?

Pessoas estressadas, normalmente, têm uma aparência menos cuidada e até menos jovem. Para se convencer da necessidade de ficar de olho nessa questão, descubra como o estresse prejudica a sua aparência!

Os problemas de pele aparecem com maior frequência

Pode não parecer, mas esse quadro de alteração emocional tem impactos químicos no seu corpo. Em um momento estressante, o cérebro dá o sinal para liberar uma substância conhecida como cortisol. Ela deixa o organismo em alerta, mas em grandes quantidades gera mudanças hormonais.

O resultado logo aparece na pele. A acne começa a se manifestar, principalmente no rosto. Também é comum sofrer com bolhas, brotoejas e mesmo feridas. Com isso, sua aparência é prejudicada e pode até ficar com marcas e manchas na pele.

As olheiras e bolsas nos olhos se tornam maiores por causa do estresse

Quem fica estressado, normalmente, sente mais dificuldade para dormir. Mesmo diante do cansaço, é difícil pregar os olhos e descansar, o que gera impactos no dia seguinte. É comum levantar com aquela sensação de que o sono não foi reparador e que as suas energias ainda estão baixas. Há, inclusive, quem sofra com insônia.

É por isso que o estresse pode aumentar as olheiras, torná-las mais escuras ou deixar inchadas as bolsas sob os olhos. A aparência é de cansaço constante e seu visual não tem aspecto saudável.

A pele fica mais flácida e com rugas precoces

As modificações internas causadas pelo estresse também se refletem de várias formas no organismo e na beleza. Graças ao alto nível de cortisol, é normal perder colágeno, que é um componente estrutural. Além disso, algumas pessoas podem encarar aquela sensação de cútis ressecada.

O resultado é muito indesejável: o surgimento ou aprofundamento de rugas e linhas de expressão — inclusive, de maneira precoce.

Os cabelos e as unhas sofrem impactos negativos

E se você acha que o rosto é a única parte afetada, há várias outras alterações na aparência. Os cabelos, por exemplo, ficam mais fracos e quebradiços, o que leva a um aumento da queda. Dependendo do caso, também se tornam brancos de forma precoce.

Já as unhas começam a sofrer com linhas, ondulações, manchas e fraqueza. Diante de uma situação estressante, muita gente rói as unhas — então, o resultado pode ser ainda pior.

Como vimos, o estresse é prejudicial para a saúde e para a beleza. É importante ter momentos para relaxar e saber lidar com o quadro para prevenir esses impactos. Uma dica é fazer alguma atividade que te ajude a relaxar, como um esporte, artesanato e outros. Assim, você consegue evitar os efeitos do estresse e levar uma vida com mais qualidade!

Gostou do artigo? Compartilhe o post com seus amigos para ajudá-los a se informar melhor sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *