Como aumentar o apetite para conseguir ganhar peso com saúde: 11 estratégias - Blog Unicpharma
Apetite

Na contramão da maioria, algumas pessoas desejam e até mesmo têm dificuldade em engordar. E como qualquer plano de dieta, o ganho de peso também precisa ser saudável e baseado em estratégias que garantam aumento do apetite e resultados reais, sem atrapalhar o funcionamento do organismo. Confira algumas dicas:

Como engordar de forma saudável

Quando o objetivo é ganhar peso, o mais indicado é que a pessoa ganhe massa muscular, e não gordura. É preciso, portanto, apostar em alimentos saudáveis e mais densos em calorias, ou seja, opções que possuem maior quantidade de nutriente por grama.

Para aumentar o peso sem comprometer a saúde consuma alimentos fontes de gorduras boas, como castanhas, azeite de oliva, óleo de coco, açaí, abacate e coco. É possível ainda investir em carboidratos como tapioca, frutas secas, suco de uva integral e mel.

Quem tem dificuldade para engordar normalmente come pouco nas principais refeições e, espalhar o consumo de alimentos ao longo do dia, entre café da manhã, lanches, almoço, jantar e ceia, pode ser uma solução simples.

Uma estratégia para abrir o apetite é transformar as refeições em momentos sociais agradáveis. Portanto, procure se sentar à mesa com amigos, colegas de trabalho e familiares, já que o hábito comprovadamente aumenta o consumo de alimentos.

Quem deseja engordar não deve nunca pular o café da manhã. O desjejum, além de garantir saúde e energia, ajuda a regularizar as demais refeições ao longo do dia.

Alimentos ricos em fibras são altamente recomendados para uma dieta equilibrada, mas eles também podem afastar o apetite, o que normalmente é um problema para quem quer engordar. Portanto, com orientação de um nutricionista, procure apostar em um cardápio com baixo teor de fibras.

Quem tem dificuldade para engordar por ter pura preguiça em se sentar e fazer refeições pode apostar em líquidos para uma dose extra de calorias. Vale investir em smoothies, shakes e sucos com ingredientes nutritivos, como frutas e vegetais, ou com bases proteicas, como leite integral, iogurte ou proteína em pó.

Pratique exercícios regularmente. A atividade física pode fazer você queimar mais calorias e estimular seu apetite ao aumentar a taxa metabólica e a produção hormonal.

Beber água ou outros líquidos antes ou durante as refeições podem afetar seu apetite e fazer você comer menos. Portanto, procure evitar a ingestão de bebidas na hora de se alimentar.

Assim como em dietas para perder peso, manter um diário alimentar pode ajudar a ter maior controle sobre a ingestão de comida e promover melhores hábitos e aumento do apetite.

O agendamento e a configuração de lembretes para os horários das refeições podem ser medidas uteis para promover o aumento do apetite e maior controle da ingestão de alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *