Skip to content

Como saber se tenho Síndrome do Cólon Irritável?

Os sintomas da Síndrome do Cólon Irritável são parecidos com os de outras doenças intestinais
A Síndrome do Intestino Irritável é uma alteração fisiológica em que as contrações que o intestino faz durante a digestão são mais fortes e reduzidas ou mais fracas e demoradas do que o normal.
Essa condição faz com que surjam sintomas como gases, flatulência, inchaço abdominal, cólicas e alteração na consistência das fezes (mais aguadas ou endurecidas do que de costume).
As causas do desenvolvimento da Síndrome do Cólon Irritável não são exatas, mas sabe-se que alergia e/ou intolerância alimentar, estresse, alterações hormonais e desequilíbrio da microbiota intestinal devem ser considerados.
Histórico da doença na família, sexo feminino, idade até 45 anos e saúde mental comprometida (depressão, traumas, ansiedade) também são fatores de risco para a Síndrome do Cólon Irritável.
Uma vez que não se sabe exatamente as causas da Síndrome do Cólon Irritável, o tratamento varia de acordo com os sintomas apresentados.
Em geral, são indicados mudança de hábitos e/ou uso de medicamentos que vão amenizar esses sintomas.
Quando não é tratada, a Síndrome do Cólon Irritável prejudica seriamente a qualidade de vida, aumentando o risco de se desenvolver depressão. Além disso, pode desencadear quadros crônicos de prisão de ventre ou diarreia, o que compromete gravemente a função intestinal.

Atenção:
Se você apresentar dor abdominal que piora durante a noite, tiver perda de peso sem motivo, sofrer desidratação e/ou notar presença de sangue nas fezes, procure atendimento de emergência.
Como os sintomas são muito parecidos com os de outras doenças intestinais, é fundamental consultar um médico para ter o diagnóstico adequado.
Então, não deixe de procurar ajuda ao menor sinal de que a Síndrome do Cólon Irritável pode estar presente.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *