Skip to content
Está sentindo dores? Veja dicas para aliviar e quando deve consultar um médico

Dor no coração vai muito além do lado emocional

Dor no coração tem as mais variadas causas e carrega com ela diferentes sintomas
É muito comum a gente falar “nossa, me deu uma dor no coração” em situações que envolvam pesar e tristeza. Mas a dor no coração (ou dor no peito) pode ser muito mais do que um sentimento.
Em termos médicos, a dor no coração não é restrita ao órgão em si, mas é uma dor no peito, um desconforto que geralmente abrange a região logo abaixo do pescoço e acima do abdômen superior. Em alguns casos, a dor no coração irradia e vai além desse espaço, alcançando as costas, o pescoço e os braços, em diferentes intensidades. E isso acaba gerando uma série de outros sintomas.
Como, em geral, a dor no coração tem alguma relação com alterações de natureza cardíaca, ela “traz na bagagem” sintomas como sensação de aperto no local, dor que se espalha pelo corpo, dor recorrente (que passa e volta, em diferentes intensidades), falta de ar, tontura, náusea e sudorese.
Quando a dor no coração aparece em decorrência de outros problemas, esses sintomas são um pouco diferentes: gosto amargo na boca, dificuldade para engolir, dor que muda sua intensidade de acordo com a posição do corpo, dor que piora quando você respira fundo ou tosse.
A lista de possíveis causas é bastante extensa, então, vale ter atenção: infarto; angina; dissecção aórtica; azia; refluxo; espasmo no esôfago; problema de deglutição, vesícula ou pâncreas; úlcera; gastrite; dores musculares; lesões nas costelas; embolia pulmonar; hipertensão pulmonar; herpes-zóster e até ataque de pânico.
Só por aí já dá para perceber que contar com uma avaliação médica é essencial para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado, certo? É fundamental procurar um atendimento de emergência se a dor no coração vier acompanhada de pressão repentina e intensa no peito, irradiar para a mandíbula, braço esquerdo ou entre as escápulas e/ou causar náusea, tontura, sudorese, taquicardia, dificuldade de respirar, desmaio.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *