Azeite evita a perda da visão - Blog Unicpharma
10 Azeite Na Alface 960×600

Azeite evita a perda da visão

O consumo de gorduras saudáveis, além de todos os benefícios cardiovasculares, está também relacionado à saúde dos olhos. Foi o que comprovou um estudo publicado na revista científica Archives of Ophthalmology. Alimentos ricos em ômega 3, como peixes, azeites e castanhas, reduzem o risco da degeneração macular, tipo de lesão na retina que pode levar a uma perda irreversível da visão. Constatou-se ainda que nos indivíduos que já apresentavam a degeneração macular a ingestão desse tipo de gorduras impediu o seu avanço.

Para o nutrólogo e cardiologista do Hospital do Coração, Daniel Magnoni, a inclusão de gorduras ‘do bem’ (HDL) na dieta só traz benefícios à saúde. “A inclusão de gorduras monosaturadas e a redução das saturadas está relacionada diretamente com menor incidência de doenças cardivasculares e o câncer”, explica dr. Magnoni.

Esta degeneração afeta principalmente pessoas na terceira idade, por isso o estudo acompanhou pacientes acima de 60 anos por cerca de dez anos. Das 2,5 mil pessoas avaliadas, as que comiam uma porção de peixe por semana tinham 31% menor chances de desenvolver o problema e o consumo de uma a duas porções semanais de nozes reduz o risco em 35%. Um dos alimentos mais eficazes é o azeite: 100mL por semana reduzem em 52% os riscos. Por outro lado, o mesmo estudo indicou também que o consumo das gorduras saturadas pode estimular o problema.

 

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *