Skip to content

Os 4 principais exercícios para costas musculosas

Todos nós queremos olhar no espelho e ver músculos bem definidos, com o peitoral, braços e abdômen bem delineados. Você quer estar impressionado com o seu corpo, quer se vangloriar de todo o esforço depositado em horas na academia por semana e dias e mais dias sem dar uma escapadinha da dieta.

Dieta e exercícios são realmente a chave para chegar lá, mas se você quer ter um corpo 100% em forma e bem definido, você precisa tomar cuidado com os grupos musculares que por ventura podem ser negligenciados. Por exemplo, quando você consegue ver como estão os músculos das suas costas? Não é só por isso que você vai deixar de treiná-las, até porque, se você não as vê (a não ser que por um jogo de espelhos), todos ao seu redor veem.

Se você quer ter um corpo simétrico, não foque somente no peitoral, braços e abdômen. As costas possuem músculos importantes para o funcionamento de todo o corpo, que são inclusive responsáveis por todos os músculos do corpo trabalharem de forma coesiva. Como um exemplo, você não conseguirá fazer o levantamento terra ou o agachamento para malhar as pernas sem os músculos das costas estarem bem preparados para isso.

Se você ainda é uma dessas pessoas que não têm como costume exercitar as costas durante o seu treino de musculação, preste atenção a estes 4 principais exercícios para desenvolver este grupo muscular e não deixe de reservar um dia do seu treino a ele.

1. Remada curvada

remada-curvada

Se você já tem a prática da musculação há algum tempo, certamente já praticou algum tipo de remada pelo menos alguma vez. Há diversos tipos de remada, que podem variar a pegada, o aparelho/peso utilizado e o número de repetições.

Para fazer a remada curvada, escolha uma barra como na imagem acima, e peça ajuda ao instrutor físico para ter certeza de estar fazendo o movimento correto – até porque este é um exercício que, feito incorretamente, tem risco de te proporcionar uma lesão.

A remada curvada vai trabalhar os músculos dorsais e o trapézio e é excelente para fazer parte do seu treino de costas.

2. Encolhimento

encolhimento

O encolhimento de trapézio já tem um nome que se explica por si só. Pegue um halter em cada mão e use seus ombros e a força do músculo do trapézio para levantar o peso. Pode não parecer muito esforço no início das repetições, mas você sentirá o resultado ao final do exercício. O encolhimento acionará os músculos do trapézio e romboides.

3. Deadlifts

deadlift

O levantamento terra é um dos principais exercícios compostos que você deve praticar na academia. Ele abrange diversos grupos musculares ao mesmo tempo, e as costas estão incluídas nesse pacote. Os chamados deadlifts são fantásticos para fortalecer a musculatura das costas e tonificá-la, e assim como o agachamento, requerem o trabalho de todo o corpo para retirar o peso do chão.

Esse também é um exercício que requer total atenção ao movimento, por isso é importante o acompanhamento de um instrutor físico ao seu lado. A forma incorreta pode acarretar lesões.

Se você ainda não pratica o levantamento terra, inclua-o em seu treino.

4. Puxada frontal

puldown

A puxada frontal, como você vê na imagem, requer o uso de um aparelho que só se encontra em academias. O exercício é similar à barra para costas, mas neste caso você não está utilizando a gravidade e o seu próprio peso para praticar o exercício.

Há uma série de variações de pegada para este exercício, tente diferentes métodos, varie os exercícios em sua série, e aprenda quais deles trouxeram melhores resultados para a sua musculatura.

Voltar

This Post Has 3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *