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Como prevenir a dorsalgia

Mudanças posturais no dia a dia e prática regular de atividades físicas podem prevenir boa parte das dores na coluna
Você já sentiu dores nas costas? Se a resposta for sim, você faz parte dos 80% da população que já tiveram ou terão dorsalgia, termo para dor na coluna. Existem várias estruturas da coluna (articulações, ligamentos, músculos, nervos, entre outras) e condições que podem se manifestar com dores.
A maior parte dos casos de dorsalgia é de curso benigno, com resolução em poucos dias, e muitas vezes sem necessidade tratamento. A origem dessas dores normalmente está associada à má postura, falta de condicionamento físico, problemas emocionais, como estresse, e contraturas musculares.

É possível prevenir a dorsalgia?

Simples mudanças posturais, como manter a coluna sempre ereta e evitar inclinar e torcer o tronco nas atividades do dia a dia e prática regular de atividades físicas podem ajudar a prevenir boa parte das dores na coluna.
Os exercícios ajudam a fortalecer a musculatura da coluna, reduzindo a probabilidade de lesões. Entre as modalidades mais recomendados estão aquelas que envolvem fortalecimento e alongamento, como caminhada, natação, pilates, hidroginástica, bicicleta e exercícios aeróbicos de baixo impacto.
Atividades que envolvem torção e flexão são de alto impacto e devem ser evitadas.

Quando a dorsalgia pode ser algo grave?

A dorsalgia pode indicar um problema sério quando:

  • Ultrapassa quatro semanas sem melhora com tratamento adequado
  • Ocorre após um trauma
  • É forte a ponto de despertar do sono
  • Atinge crianças ou idosos
  • É acompanhada de febre, perda de peso, alteração de força ou sensibilidade
  • Espalha para a perna e é acompanhada de fraqueza
  • O indivíduo apresenta histórico de câncer, sistema imunológico enfraquecido, osteoporose, ou tiver utilizado corticosteroides (por exemplo, prednisona) durante um período prolongado de tempo.

 

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