Skip to content

Proteja os seus cabelos das agressões do verão

Durante o verão, as agressões do Sol forte, do vento, da água do mar ou da piscina acabam prejudicando a saúde dos cabelos. Fios quebradiços, sem brilho e ressecados são algumas das características das madeixas vítimas da estação. A sorte é que pequenos cuidados podem blindar os fios em qualquer situação. Para te ajudar nessa missão, a dermatologista e especialista em cabelos Maria Bussade. Ela ensina as técnicas que protegem e mantêm os cabelos bonitos.

Ao natural: o verão permite cabelos mais “bagunçados” e com balanço natural. Libere as ondas e os cachos, garota! A primeira dica é diminuir o uso da chapinha e do secador, que durante os dias quentes acabam provocando ainda mais danos para os cabelos. “Nesta época, os fios perdem mais água e ficam mais ressecados; o uso da chapinha e do secador agravam essa situação”, explica a especialista.

Enxágue bem: curtiu a piscina ou o mar? Então, não espere para secar as madeixas ao vento e corra para lavar bem os fios com água corrente para que o cloro e o sal não prejudiquem a beleza dos seus cabelos. “O cloro, em excesso, e o sal da água do mar danificam os fios. O cloro pode, inclusive, alterar a cor dos fios tingidos, já que contém produtos químicos que podem mexer no DNA dos cabelos”, explica.

Cabelos limpos: para manter os cabelos brilhosos e cheios de vida durante a estação, a especialista reforça a importância de deixar os fios sempre limpos e livres de impurezas. “Durante o calor, o suor e a umidade facilitam muito os problemas como seborreia e a caspa. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a lavagem diária não prejudica, mas sim, melhora a qualidade dos fios”, diz a dermatologista.

Livre, leve e solto: durantes os dias quentes, ficar com os cabelos soltos é um verdadeiro sufoco, mas, de acordo com a especialista, não amarrá-los ainda é a melhor maneira para evitar os fios quebrados. “No verão, lavamos mais os cabelos e permanecemos mais tempo com eles molhados. Os fios, quando úmidos, ficam mais sensíveis e frágeis, e prendê-los facilita a quebra”, diz a especialista.

“Durante o calor, o suor e a umidade facilitam muito os problemas como seborreia e a caspa”

Alimentação balanceada: uma alimentação equilibrada é fundamental para manter os cabelos brilhantes e fortes durante a estação mais quente do ano. “A saúde do corpo reflete nos cabelos e, quando estamos com a alimentação em dia, os fios também ficam mais bonitos”, diz. “As vitaminas e os sais-mineiras são importantes para manter os cabelos saudáveis. É importante consumir folhas verde-escuras, que são ricas em ferro e ácido fólico, proteína da soja, além de alimentos ricos em biotina, como as leguminosas”, explica.

Guarda-sol: proteger os cabelos das radiações solares também é muito importante para evitar estragos. “O Sol deixa os fios mais fracos e quebradiços. Para proteger, vale usar chapéu, boné (há versões de tecidos com proteção solar) ou produtos sem enxágue, que tenham filtro solar em sua composição”, diz Maria Bussade.

Diminua a química: evite o uso de tinturas e de procedimentos com produtos químicos porque as agressões aos cabelos já são grandes com a ação do vento, do sol, da água do mar e dos produtos presentes na água da piscina. “Evite sempre passar produtos que tenham formol na fórmula e peça ao cabeleireiro para checar o rótulo do produto e verificar a quantidade de compostos”, explica.

Hidratação eficiente: no verão, a umidade relativa do ar aumenta, porém os fatores característicos da estação deixam os fios expostos a fatores que tendem a ressecá-los. “O indicado é hidratar os cabelos de uma a duas vezes por semana, usando sempre ampolas de vitamina A e de vitamina E. Produtos à base de siliconetambém são uma ótima alternativa”, alerta a dermatologista.

Pó de colágeno: outra dica da especialista é consumir o colágeno em pó, que atua diretamente nos cabelos, proporcionando mais brilho e força para os fios. O colágeno em pó hidrogenado, principalmente para os dias mais quentes, quando os fios perdem água e ressecam. Mas, vale lembrar que antes de usá-lo, é preciso de uma orientação médica e que, para os resultados permanecerem, é preciso respeitar o tratamento de três meses contínuos?, diz Maria Bussade.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *